O Presidente Trump das conversações entre Zelensky e Putin na Turquia:
"Na verdade, eu disse: porque é que ele [Putin] iria se eu não vou? Mas nós temos pessoas lá. O Marco, como sabem, está a fazer um trabalho fantástico. O Marco está lá, como Secretário de Estado. Mas não pensei que fosse possível Putin ir se eu não estiver lá".
Depois de ir à AS e ao Qatar vender-se a si e ao país a monarquias islâmicas ditatoriais reforçou os seus intentos de criar uma liga de países iliberais, governados por bilionários, indiferentes ao destino de autonomia de países satélites menores. Nesta viagem em que foi tratado como um sultão ao estilo hollyoodesco e em que levou os amigos bilionários para fazerem negócios pessoais que nada têm que ver com os interesses do povo americano, disse aos monarcas da AR e Qatar que era tempo de fazerem o que entendem como entendem na sua própria zona [de influência] - e criticou as administrações anteriores à sua, do seu próprio país, por tentarem interferir nas políticas e interesses dos árabes do Médio Oriente.
Isto deve-se a Trump ser burro ou querer mudar a ordem internacional no sentido de Putin, Xi, Orban, Qatar, etc.? Talvez as duas coisas. Ele faz ao país aquilo que faz na sua vida privada que é dar-se apenas com gente muito rica, logo, países muito ricos e afastar-se dos pobres ou comprá-los e expulsá-los da sua zona. Nisto, é óbvio que Trump é um filho de Putin e um aprendiz de feiticeiro.
Trump não foi à Turquia porque teve medo que Putin não fosse ou mandasse um palhaço Lakrov qualquer e o deixasse pendurado, sozinho com Zelensky, como se a conversação fosse uma festa e ficasse com medo que o convidado principal não aparecesse. Em vez de capitalizar essa ausência para evidenciar a fraqueza de Putin e acabar com a guerra, desvalorizou-a com medo de que ela o fizesse a si fraco aos olhos de Putin. Daí o modo como voltou a legitimar Putin e a desvalorizar Zelensky, enviando o Secretário Rubio. Em tudo o que faz dá força a Putin. Parece um adolescente, fã nº1, com medo de desagradar ao seu ídolo musical.
O Presidente dos EUA costumava ser o líder do mundo livre mas Trump quer é ser o líder do mundo bilionário.
No comments:
Post a Comment