May 03, 2025

Ainda sobre directores - eleição

 


Dei-me conta há muito pouco tempo que a direcção da minha escola vai mudar. Há um edital do CG com informação da abertura do concurso e do prazo das candidaturas. Mais nada. Não sabemos a data da eleição, quem são os candidatos, qual a sua equipa, o seu programa, não temos acesso a fazer perguntas aos candidatos para perceber que tipo de pessoa são, etc. 

Não temos e segundo a legislação absurda aprovada por alguém sem bom senso, não temos o direito de a ter.

Não somos tidos nem achados na eleição da pessoa que vai ocupar um cargo tão decisivo para o clima de escola, as condições de trabalho dos professores e funcionários e da aprendizagem dos alunos.

Um dia chegamos à escola e informam-nos que fulano de tal é o director. Dantes os directores eram eleitos pela escola toda e não por uma quinzena de pessoas do CG que têm os seus critérios, gostos e amigos pessoais. 

Isto não é totalmente anti-democrático e uma receita para o desastre?



4 comments:

  1. Isso é assim em toda a administração pública, não é só na sua escola. Nos ministérios não se escolhe o ministro, o secretário de estado ou os adjuntos. Trabalha-se com o que aparece.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não é a mesma coisa, porque essas pessoas foram escolhidas por uma pessoa de um partido que foi a eleições e que foi eleita por todos. E ainda, essas pessoas estão no cargo 4 anos ou 8 no máximo. As direcções vêm para ficar 20 anos ou mais num ambiente muito fechado como são as escolas.

      Delete
  2. Tu não sabes mas de certeza que muitos já sabem. Os do CG, os amigos destes, os amigos dos que se candidataram, etc. #Nena

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois, é provável, mas eu nunca estou por dentro das conversas traseiras e das intrigas.

      Delete