April 15, 2025

Um aluno veio dizer-me que por causa de mim há discussões lá em sua casa

 

Todos os dias à hora do jantar há discussões por causa de mim, segundo ele diz. Porquê?

Outro dia levei para a aula este anúncio que estava na minha caixa do correio. Veio a propósito porque estamos a trabalhar o Tema da Filosofia das Ciências e estivemos a falar no critério de cientificidade de Karl Popper, que traça a fronteira entre a ciência e a pseudo-ciência.

Ora a astrologia é um dos exemplos que Popper dá de pseudo-ciência, de maneira que este anúncio veio mesmo a calhar.

Li o anúncio inteiro na aula e perguntei aos miúdos se estávamos diante de uma ciência ou de uma pseudo-ciência, segundo o critério de Popper. 

O assunto foi largamente discutido e fomos aplicando o critério de Popper às reivindicações do Mestre Professor Ismael. Era claro que estávamos diante de um pseudo-cientista. Depois transferimos as conclusões para outras 'ciências alternativas' , ou lá como lhes chamam, de procedimentos idênticos, como ler as cartas, ler o Tarot, ler a palmas da mão, etc.

Acontece que a mãe daquele aluno -uma senhora muito simpática que conheço das reuniões de pais- lê as cartas do Tarot profissionalmente, de maneira que todos os dias à  hora do jantar -segundo me disse o filho- ele discute com a mãe e diz-lhe que aquilo não tem valor nenhum porque não é falsificável. A mãe, pelos vistos, não acha piada. E a culpada sou eu, ou melhor, o Karl Popper, mas como ele já morreu e é por meu intermédio que o conhecem, sou quem arca com as culpas. Não me arrependo de nada 😁

No comments:

Post a Comment