Para quem se interrogara sobre a eficácia real da Ucrânia: um drone caseiro acabou de destruir mais projécteis russos do que os EUA e a UE produzem em conjunto num ano.
A 22 de abril, o drone ucraniano Palianytsia, no valor de um milhão de dólares, voou 700 km para incendiar o 51º Arsenal da Rússia, incendiando 264 mil toneladas de munições numa explosão que os satélites da NASA captaram do espaço. Mesmo a 70 km de Moscovo, as defesas aéreas russas não conseguiram detê-lo.
Esta acção destruiu toda a ofensiva de Verão da Rússia. Com os anteriores ataques ao arsenal já a reduzir para metade o poder de fogo da Rússia, a explosão do seu maior arsenal obriga agora Moscovo a uma escolha brutal: atrasar os ataques ou atacar sem cobertura de artilharia - de qualquer forma, um desastre em gestação.
Para além das manchetes no campo de batalha, a verdadeira vitória é humana. A artilharia causa 70% das baixas na Ucrânia. Com cerca de uma vítima por cada 100 projécteis, destruir 6 milhões poderia poupar 60.000 vidas - soldados e civis.
Clique no link para saber porque é que o caminho mais rápido para a paz é armar a Ucrânia para desarmar a Rússia: euromaidanpress.com

No comments:
Post a Comment