Jürgen Nauditt 🇩🇪🇺🇦
@jurgen_nauditt
Trump e a sua equipa utilizaram todo o espetro de tácticas abusivas: gaslighting, culpabilização da vítima, gratidão forçada, manipulação.
E não foi apenas o que todos sentimos subjectivamente através dos nossos ecrãs. A análise através da IA mostra os seguintes pontos-chave:
- Culpar a vítima pela sua situação:
“Deixaste-te estar numa posição muito má”, diz Trump a Zelensky - esta é uma frase clássica de um abusador. Culpar a vítima pelo seu sofrimento e culpá-la também pelo facto de a Rússia o ter ocupado e andar a matar o seu povo.
- Pressão e “gratidão” forçada:
Vance, tóxico, exige que Zelensky diga “obrigada” - esta é uma técnica terrível, que obriga a vítima a agradecer a ajuda de que necessita desesperadamente. Depois, essas pessoas tóxicas acusam-na de ingratidão se ela tentar defender os seus direitos.
- Manipulação do conceito de “paz”:
Trump declara que Zelensky “não está pronto para a paz”. Mas com isso ele quer dizer que não está pronto para a capitulação da Ucrânia. Esta é uma manipulação típica - substituir o conceito de “paz justa” pelo conceito de “rendição”.
- Recusa em reconhecer a realidade da guerra:
Trump diz constantemente que Zelensky não tem cartas, "sem nós vocês não têm cartas". Este é outro truque do agressor - desvalorizar os esforços da vítima, afirmando que ela é impotente sem a misericórdia de um “salvador”.
- Desvalorização das vítimas da guerra:
“Se há um cessar-fogo, temos de o aceitar para que as balas deixem de voar e o povo deixe de morrer”. Mas Trump ignora que um cessar-fogo sem garantias é apenas uma pausa para a Rússia se reagrupar e atacar novamente.
- Tácticas de domínio:
Trump interrompe constantemente, não deixa Zelensky falar. Diz: “Não, não,”. Trata-se de uma utilização deliberada de pressão psicológica para estabelecer uma hierarquia em que Zelensky é um subordinado.
- Coerção para se render sob o pretexto de “diplomacia”:
Vance afirma que “o caminho para a paz passa pela diplomacia”. Esta é uma táctica clássica quando se dá ao agressor a oportunidade de continuar a sua agressão sem resistência.
- Projecção e substituição de conceitos:
Trump declara: “Estão a brincar com a vida de milhões de pessoas”. Mas é exatamente isso que Trump faz, transferindo a responsabilidade para Zelensky.
- Criando a ilusão de que Zelensky deve algo aos Estados Unidos:
Os EUA estão, de facto, a ajudar a Ucrânia, mas prestar esta assistência sob a forma de “és obrigado a obedecer, caso contrário não receberás nada” é uma forma de coerção financeira e militar, não de parceria.
- Desvalorização da resistência ucraniana:
Trump declara que “se não fossem as nossas armas, esta guerra teria terminado em duas semanas”. Esta é uma tentativa de apagar completamente os méritos dos ucranianos e apresentá-los como completamente dependentes dos EUA.
Os truques sujos clássicos de pessoas que só vêem o seu próprio benefício e “grandeza”. Não estão interessados no sofrimento dos ucranianos e muito menos na liberdade dos ucranianos. Trata-se de um abuso global.
No comments:
Post a Comment