Estamos a abrir as portas a russos e a receber investimento russo? Como é que isso se concilia com os nosso compromissos com a Europa? E os jornais podem dizer ao certo, 1º, quem são os juízes que entendem ser de valor deixar russos virem para aqui só porque podem?; e 2º, quem foi o governo que assinou a ordem de receber investimentos russos, totalmente em sentido contrário aos compromissos com a UE e com os princípios básicos de moralidade, para eu saber em quem não votar nunca mais?
Investimento russo em Portugal subiu 49% desde a invasão da Ucrânia
O investimento russo tem vindo a crescer em Portugal e totalizou 450,6 milhões no final de 2024. “Vistos gold” voltaram a ser atribuídos a cidadãos russos.
Não foi possível apurar como é que têm sido aplicadas estas entradas de IDE russo, cujo stock subiu 50 milhões no ano passado, e que devem ser alvo de análise aprofundada pelas devidas autoridades, mas certo é que a concessão das autorizações para investimento (ARI), mais conhecidas por “vistos gold”, foi um dos alvos.
De acordo com Vera Chalaça, advogada da Valadas Coriel e Associados (VCA), desde “Agosto de 2024 já não há a suspensão de concessão de ARI a cidadãos russos por parte da AIMA”. O mesmo foi confirmado ao PÚBLICO por fonte oficial da AIMA, colocando o fim da suspensão “no segundo semestre”.
No comments:
Post a Comment