March 09, 2025

Deixa ver se percebi bem

 


Estamos a abrir as portas a russos e a receber investimento russo? Como é que isso se concilia com os nosso compromissos com a Europa? E os jornais podem dizer ao certo, 1º, quem são os juízes que entendem ser de valor deixar russos virem para aqui só porque podem?; e 2º, quem foi o governo que assinou a ordem de receber investimentos russos, totalmente em sentido contrário aos compromissos com a UE e com os princípios básicos de moralidade, para eu saber em quem não votar nunca mais?


Investimento russo em Portugal subiu 49% desde a invasão da Ucrânia


O investimento russo tem vindo a crescer em Portugal e totalizou 450,6 milhões no final de 2024. “Vistos gold” voltaram a ser atribuídos a cidadãos russos.
Não foi possível apurar como é que têm sido aplicadas estas entradas de IDE russo, cujo stock subiu 50 milhões no ano passado, e que devem ser alvo de análise aprofundada pelas devidas autoridades, mas certo é que a concessão das autorizações para investimento (ARI), mais conhecidas por “vistos gold”, foi um dos alvos.


De acordo com Vera Chalaça, advogada da Valadas Coriel e Associados (VCA), desde “Agosto de 2024 já não há a suspensão de concessão de ARI a cidadãos russos por parte da AIMA”. O mesmo foi confirmado ao PÚBLICO por fonte oficial da AIMA, colocando o fim da suspensão “no segundo semestre”.

Para Vera Chalaça, sócia na área de Contencioso e Arbitragem da VCA, o fim da suspensão ocorreu depois de as “derrotas em tribunal quanto ao congelamento dos vistos pedidos pelos cidadãos russos com base numa recomendação da CE que não tinha carácter vinculativo, nem se podia sobrepor nem à lei de estrangeiros nem à Constituição”.

No comments:

Post a Comment