(Também vão falar dos Açores?)
Visita de Macron em Portugal vai explorar cooperação na defesa, energia e inovação
Emanuel Macron inicia, esta quinta-feira, a primeira visita oficial de um presidente francês a Portugal em 26 anos. Será uma oportunidade para Portugal estreitar as suas relações económicas e comerciais com aquele que é um dos principais parceiros comerciais e investidores do país. A passagem de Macron por Portugal será marcada pela assinatura de vários acordos, que visam reforçar a cooperação em áreas chave como a defesa, energia, tecnologia e transportes.
Este documento “confirma uma intenção e um acordo já anunciado para a aquisição de até 36 [sistemas de artilharia] Caesar pelos portugueses” e também a “formalização da cooperação noutras sub-cooperações industriais, nomeadamente em matéria de drones”, afirmou o Eliseu em audioconferência.
A área da defesa tem atraído grande interesse por parte dos investidores franceses. Portugal já acolhe hoje grandes empresas do setor da aeronáutica, como a francesa Airbus, que tem vindo a reforçar a sua produção de partes de aeronaves a partir da sua fábrica de Santo Tirso, onde produz 17 diferentes painéis para os aviões da Airbus — 16 para a família A320 e um para o A350, as chamadas “bochechas” do avião.
No comments:
Post a Comment