February 23, 2025

A nova realidade é evidente e mesmo assim os europeus não se convencem

 

Stuart Dowell

@StuartDowell_

A Polónia passou 30 anos a construir a sua política externa em torno de uma forte aliança com os EUA. Ontem, esses alicerces cederam. Andrzej Duda 
[Presidente da Polónia] atravessou o Atlântico para uma reunião de uma hora com Trump. Teve direito a dez minutos [depois de o fazer esperar mais de uma hora].

Não se tratou apenas de uma má óptica. Foi uma humilhação. A Polónia tem-se posicionado como o aliado mais leal dos Estados Unidos na Europa. Mas quando Trump está a reformular a política dos EUA em relação à Ucrânia e à NATO, a Polónia mal teve um momento do seu tempo.

Duda não teve nenhuma oferta, nenhum papel claro, depois de ter recusado fazer parte de uma missão de estabilização. Entretanto, a França e o Reino Unido estão a formular propostas sobre a Ucrânia. Têm poder de influência.

Depois da reunião, Duda e a sua equipa esforçaram-se por fazer dela um sucesso. Procuraram migalhas de pão: As palavras calorosas de Trump, uma vaga menção à cooperação militar, uma possível visita à Polónia. Mas nada disso muda a realidade.

No comments:

Post a Comment