January 04, 2025

Tribunal de Contas chumba compra de medicamento que salva a vida a doentes com cancro para não infringir normas financeiras...

 


Felizmente o IPO desrespeitou o TC e comprou-o na mesma. Lá está, não cabe aos médicos resolver os problemas do SNS nem lhes pode ser pedido que se recusem a ajudar doentes por razões administrativas. E com isto o Tribunal de Contas conseguiu ganhar o desrespeito pela sua própria instituição. Podia ter optado por aprovar a compra do medicamento e, ao mesmo tempo, ter publicado uma declaração a denunciar e comprometer o governo pelo escandaloso desprezo que tem pelos doentes oncológicos e outros doentes do SNS, constantemente alvos de sub-financiamentos. Em vez disso optou por recusar o tratamento a doentes. 


Tribunal de Contas chumba compra de medicamentos oncológicos e responsabiliza Governo


“Subfinanciamento crónico do Serviço Nacional de Saúde não pode levar tribunal a validar contratos que violem normas financeiras”, alegam juízes. IPO de Lisboa avançou na mesma com compra de fármaco (...) de 854 mil euros à Roche (um medicamento do qual esta farmacêutica tem o exclusivo), destinado a combater linfomas resistentes a outros tratamentos. A unidade de saúde tinha, na altura, 22 doentes aprovados para receberem esta nova substância.
Público

2 comments:

  1. Um grande Bem Haja a quem decidiu comprar o medicamento contrariando ordens do TC.

    ReplyDelete
  2. Temos um país com uma dramática falta de líderes de qualidade nas instituições públicas...

    ReplyDelete