Daqui a um ano escolhe-se o próximo Presidente da República. É uma eleição muito importante, não só por ser um cargo institucional eleito directamente pelo povo mas também por ser um cargo onde as pessoas geralmente ficam por 2 mandatos: são 10 anos a influenciar os destinos do país.
O melhor candidato é alguém razoável no modo de pensar, com uma visão política para o país, capaz de compromissos com os governos mas também capaz de assertividade e independência política, sempre que se depara com acção governativa lesiva do interesse dos cidadãos.
Nas duas eleições anteriores não havia grandes dúvidas porque Marcelo Rebelo de Sousa estava muito acima dos concorrente em termos de estatura cultural e política. Isto apesar de entender que deixou a sua religiosidade interferir na independência da acção política em questões sociais e deixou o seu preconceito contra os professores agravar a crise na educação. Porém, no geral, manteve estabilidade política e deixou o governo governar.
Até agora, os nomes de candidatos que vão surgindo, não auguram nada de interessante. Marques Mendes não tem estatura para o cargo. É uma pessoa de achismos. Vitorino também não a tem. É um típico socialista esquemático da pandilha do SS, Guterres, Costa e quejandos, gente que dá primazia à vidinha. Nunca o vi fazer nada de notável pelo país. Gouveia e Melo foi excelente enquanto coordenador do plano das vacinas e parece ser um bom líder militar, mas que pensa ele do país, que ideias políticas tem...? Não sabemos. António Seguro parece ser uma pessoa séria e honesta mas está há tanto tempo afastado da política que também não sabemos que ideias políticas tem para o país e que tipo de pessoa é. A única coisa a favor dele, neste aspecto, é ter o SS a falar contra ele. Isso é claramente um mérito. Mário Centeno, felizmente já disse que não. Não o tenho na conta de pessoa com independência de espírito ou honestidade intelectual, sequer. Para além de ser culturalmente poucochinho. SS é abaixo da crítica séria como candidato presidencial. É um devoto daquela máxima do PS, "Para o PS tudo, para os inimigos nada e para os outros aplica-se a lei". Só o facto de ter sido o dog de Sócrates já diz tudo. Ana Gomes, tenho-a na conta de uma boa deputada no PE e também de ser uma pessoa séria, mas não me parece ter perfil para o cargo de Presidente. É muito conflituosa para um cargo destes que precisa de muita capacidade de compromisso e de boas soft skills como se diz agora. Sampaio da Nóvoa não tem perfil para o cargo. É uma pessoa que pensa por slogans. Parece não haver ali nenhum trabalho de maturação, estruturação e fundamentação de ideias. De Ventura nem falo. Aliás, ele e outros candidatos do PCP que hão-de aparecer são candidatos só para ir para a TV disparatar. A Maria de Belém parecia-me ter esse perfil adequado mas leio por aí que ela não quer ser candidata e também há muito tempo que não se sabe dela e das suas ideias.
Para já não vejo ninguém, destes nomes de quem falam, que preencha os requisitos mínimos para ser um bom presidente da nossa República.
Gostava que o próximo Presidente fosse uma mulher, mas não voto numa pessoa que não tenha perfil, só por ser mulher. Nas eleições de 1986 votei na Mª de Lurdes Pintassilgo. Lembro-me de ver o debate dela com o Mário Soares em que este a tratou de modo depreciativo como se ela fosse uma dona de casa a querer alguma coisa acima do papel próprio do seu género. Votava há pouco tempo e nunca tinha votado no Mário Soares e depois de ver esse debate, nunca votei nele.
Só por causa disso é que não votou no Mário Soares?
ReplyDelete'Isso' é a pessoa a mostrar o desprezo que tem pela opinião e direitos de cidadania de metade dos portugueses, que são as mulheres. 'Isso' para mim, é muito importante num político.
DeleteNão compartilho apenas a visão sobre Ana Gomes. Para mim, é uma figura descontrolada e a sua suposta seriedade deixa muito a desejar. Além disso, é uma pessoa intolerante com todos os que não partilhem das suas ideias e, quanto à sua honestidade, há muito a dizer e não me refiro apenas à sua piscina ilegal.
ReplyDeleteSe calhar tem informações que eu não tenho.
ReplyDelete