January 09, 2025

EUA: o melhor governo que o dinheiro pode comprar?

 

"A child weaned on poison considers harm a comfort."

- Gillian Flynn, Sharp Objects -


Porque é que os patrões bilionários dos gigantes da tecnologia rastejam perante o casal Trump-Musk?
Porque são oportunistas e gananciosos e sabem que esses dois são ainda piores que eles. Têm medo que Trump desfaça os contratos milionários que têm com o governo americano e têm medo do que Musk pode fazer com o starlink.

Mark Zuckerberg, Jeff Bezos e Sundar Pichai, patrões de impérios digitais mudaram a política de segurança das redes que controlam, nomeadamente no que respeita à segurança de crianças e adolescentes quanto à exposição a conteúdos violentos, pornográficos (logo, violentos) e de influência de comportamentos perigosos, perturbadores e de ódio. São mudanças meramente de táctica política que ferem os utilizadores das suas redes sociais, para os quais se estão nas tintas.

Fizeram-no para agradar a Musk e a Trump que querem as redes sociais como canais de desinformação controlados por eles para fins de controlo político e querem enfraquecer a regulamentação europeia. Em geral, querem minar tudo que respeite à capacidade da Europa ser autónoma e poder restringir a sua ganância de dinheiro, influência e poder.

Todos os três pediram recentemente uma audiência a Trump e foram recebidos por ele no Mar-a-Lago. Saíram de lá satisfeitos porque logo a seguir contribuíram, cada um, com 1 milhão para a cerimónia de investidura de Trump. 

Vemos os nomeados por Trump e os seus apoiantes e constatamos que nunca um governo foi comprado com tanto dinheiro - só Musk gastou 40 mil milhões no twitter para garantir a vitória a Trump. 

Mas é o melhor governo que o dinheiro pode comprar? Nem de perto nem de longe e desfaz aquele mito segundo o qual, se os políticos governantes tiverem ou ganharem muito dinheiro serão mais competentes e não terão motivação para o abuso e corrupção. Este é uma governo de predadores e a Europa que se una para se poder defender da sua predação.

No comments:

Post a Comment