Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський
@ZelenskyyUa
O “corajoso” Assad fugiu para Putin. Para onde é que Putin vai fugir?
O Dia dos Direitos Humanos deste ano é marcado por imagens desoladoras de prisões sírias e câmaras de tortura, que foram abertas depois que Assad fugiu. Há muitos anos que as pessoas são aí humilhadas. Homens e mulheres. Foram espancados, torturados, violados. Milhares e milhares de pessoas passaram por esta fábrica de violência.
Durante décadas, o regime de Assad baseou-se exclusivamente na violência. E é assim que todos os regimes apoiados por Putin se parecem. Já vimos este tipo de prisões, câmaras de tortura, violência indescritível, humilhação, espancamento, tortura, violação e outros crimes no nosso território, em todos os locais ocupados por invasores russos.
A Rússia é um Estado-prisão e só consegue manter o controlo da terra roubada de outrem colocando aí as suas prisões e câmaras de tortura.
Desde o início da ocupação russa, os tanques têm sido seguidos de repressão e tortura. Vimo-lo pela primeira vez na nossa terra, na Crimeia, em 2014, quando a ocupação russa resultou na repressão da população indígena, da maior comunidade muçulmana da Ucrânia, os tártaros da Crimeia, bem como de jornalistas e figuras políticas. Depois, a Rússia continuou as suas horríveis violações dos direitos humanos no Donbas ocupado, incluindo a famosa prisão de Izolyatsia.
Desde fevereiro de 2022, a Rússia alargou estas práticas ao resto dos territórios ocupados. As atrocidades aumentaram em termos de alcance e brutalidade.
É por isso que nós, ucranianos, nos sentimos tão comovidos quando vemos sírios a sair das prisões e câmaras de tortura de Assad.Assad e Putin são mais do que simples vassalos e senhores. São cúmplices da violência. Ditadores como Assad não podem sobreviver sem ditadores como Putin. E Putin vai tentar vingar-se da queda de Assad.
É por isso que precisamos de unidade e força para enfrentar regimes que apenas semeiam humilhação e não deixam nada para além de sofrimento, dor e ruínas no seu rasto. Ao ajudar a Ucrânia na sua luta contra a ditadura de Putin, a comunidade internacional está a ajudar muitas outras regiões a restaurar a segurança e a proteção contra a violência.
Tem de haver justiça para as atrocidades horríveis e as violações dos direitos humanos. De facto, Putin e Assad são os que merecem ser presos, não as pessoas inocentes que têm vindo a prender há anos.
No comments:
Post a Comment