A Arménia é menos um país e mais um povo. Um povo milenar, irredentista, que não abdica da sua história e da sua identidade, apesar de andar sempre em diáspora.
A Arménia está na confluência da Europa e da Ásia e sempre foi um caminho apetecido dos impérios de maneira que está constantemente a ser invadida e ocupada e os tempos de independência são intervalos.
E se por vezes o ocupante os deixava viver mais ou menos em paz, como aconteceu com o império Persa que proibiu a escravatura e respeitava as práticas, costumes e cultura local, outras vezes foram escravizados e massacrados como aconteceu com as invasões maometanas do século VII que escravizaram o povo e causaram uma diáspora maior que as anteriores.
Já no século XX foram vítimas de um genocídio por parte dos otomanos da actual Turquia. Nessa altura tinham uma comunidade muito grande e próspera na Turquia otomana.
Os arménios são um povo em constante diáspora - um deles, como se sabe, veio parar a Portugal; no entanto, apesar de andarem sempre dispersos, são um povo com uma identidade muito forte que nunca abdica da sua identidade e da sua reconquista da sua Pátria, de uma maneira ou de outra.
Vou a meio do livro. Até tratou da História, agora vai tratar da cultura. Muito bm o livrinho.
No comments:
Post a Comment