Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський
Parece que Putin deu a Fico a ordem para abrir a segunda frente energética contra a Ucrânia à custa dos interesses do povo eslovaco. As ameaças de Fico de cortar o fornecimento de energia de emergência à Ucrânia este inverno, enquanto a Rússia ataca as nossas centrais eléctricas e a nossa rede de energia, só podem ser explicadas por este facto.
As únicas razões pelas quais a Ucrânia precisa agora de importar eletricidade são a ocupação russa da central nuclear de Zaporizhzhya e a sua utilização de mísseis e drones “Shahed” para destruir propositadamente uma grande parte da produção de energia térmica e hidroelétrica da Ucrânia.
(...)
A quota-parte da Eslováquia nas importações de eletricidade da Ucrânia é de cerca de 19%. O Governo da Ucrânia está a trabalhar com os nossos vizinhos da UE para manter os volumes necessários de fornecimento de eletricidade.
A Eslováquia faz parte do mercado único europeu da energia e o Fico tem de respeitar as regras europeias comuns. Quaisquer decisões arbitrárias em Bratislava ou ordens de Moscovo ao Fico relativamente à eletricidade não podem cortar o fornecimento de eletricidade à Ucrânia, mas podem certamente cortar os laços das actuais autoridades eslovacas com a comunidade europeia.
No comments:
Post a Comment