Os alunos não precisam de telemóveis permanentemente ligados a redes sociais e sites de manipulação que promovem o radicalismo, a crendice, a superstição, o encolhimento do vocabulário, etc. Não precisam de um tutor digital que lhes diz o que pensar, em quem acreditar, como e quando, em quem votar, o que comer, etc. A internet não é uma ferramenta, como é vulgar dizer. É um tropos, um lugar, uma enorme cidade cheia de bairros de entertenimento fácil e duvidoso e de sites comerciais malévolos disfarçados de tutores, muitos dos quais cheios de precipícios, muitíssimo perigosos para se andar por lá desde muito novo, descuidadamente e sem protecção. Também tem lá ferramentas, sim, mas para usá-las é preciso saber evitar os precipícios e para isso é preciso orientação.
Ler, que é uma maneira de parar e reflectir, ganhar vocabulário (cada palavra é uma ferramenta para compreender o mundo), desenvolver maleabilidade mental, complexidade de estruturas frásicas (o que permite compreender ideias complexas), conhecimentos sobre as ideias, as possibilidades e as experiências do mundo tem um efeito formador da mente, da sensibilidade, do mundo interno psíquico e constitui-se, por isso mesmo, como um instrumento de fortitude mental e desenvolvimento de espírito crítico e de resistência à voragem da internet. Não há espírito crítico sem conhecimentos.
Neste âmbito estamos em sintonia. Ainda que eu conheça jovens que lêem livros na internet e a sua cultura seja quase exclusivamente derivada de tais leituras. O que noto neles é o desprendimento dos outros, um certo culto quase espontâneo do individualismo. Mas nem sei se não será apenas "l'air du temps", verificável na maioria jovem.
ReplyDeleteBom Natal, Beatriz
São poucos os que lêem livros na internet e alguns lêem porque agora há uma moda do TokTok de ler, por conta de um influencer qualquer que promove a leitura. Mas é uma moda passageira e os miúdos não lêem propriamente... agora está nessa moda ler Dostoievsky e eles não têm ferramentas nem de linguagem nem de compreensão para ler um autor desses mas gostam de dizer que leram.
ReplyDeleteBom Natal.