December 18, 2024

Gostava de saber o que significa isto

 

Finalmente, a ascensão da Inteligência Artificial (IA) generativa apresenta novas oportunidades e desafios na educação e não estamos claramente preparados para esta recente explosão da IA. Num dos muitos recentes estudos sobre o uso de IA na educação, concluiu-se que 94% dos trabalhos académicos nas universidades foi produzido por AI generativa e não foi detectado pelos professores. No ensino pré-universitário, a percentagem será semelhante, mas num cenário mais complicado, porque a impreparação dos professores é maior. Há um novo mundo à nossa frente, onde todos os alunos se tornaram competentes no uso do CTRL+C/CTRL+V em qualquer chatbot, mas os professores, de um modo geral, continuam a ignorar essa nova “competência” e insistem em pedir trabalhos de pesquisa para casa cuja integridade nunca é verificada. Não ensinam a fazer pesquisa com IA e de forma eticamente correcta, porque é mais fácil ignorar essa integridade e validar o trabalho como realizado. 

(Carlos Ceia)


---------

Em primeiro lugar, já não conheço nenhum professor que continue a pedir trabalhos de pesquisa feitos em casa, mas admito que haja quem ainda o faça. Agora, o que não entendo é essa frase tão repetida de ensinar os alunos a fazer pesquisa com IA de forma eticamente correcta. 

Quando este senhor informa que 94% dos trabalhos académicos universitários são feitos por um bot qualquer e não por si mesmos, isso significa que na universidade não ensinam os alunos a usar eticamente a IA ou significa que os alunos universitários sabem como fazer os trabalhos e ter boas notas sem terem que ter o trabalho de aprender?

A ética não é uma técnica que se ensine, a ética refere-se a princípios de moralidade dos comportamentos. Não é ético copiar e isso não tem nada que ver com a IA. Antes da IA os alunos já copiava da internet e antes disso copiavam dos livros. Só que agora a fraude é mais fácil e o proveito é maior. Os alunos sabem muito bem fazer uma pesquisa sem copiar, mas podendo não ter de ter o trabalho de investigar, estudar e aprender, escolhem esse caminho.

Os alunos estão numa fase de aprendizagem de conteúdos e processos, físicos e mentais. A IA é muito interessante para quem já tem estas aprendizagens consolidadas, mas não é pedagógica se for usada para substituir o próprio processo de aprendizagem, que é o que está a acontecer.

No comments:

Post a Comment