September 07, 2024

Educação - acordar para a realidade




O ministro da Educação, Fernando Alexandre, admitiu esta sexta-feira que o novo ano letivo vai arrancar com "milhares de alunos sem aulas", sublinhando que se trata de uma "falha grave" da escola pública que o Governo quer resolver até ao final da legislatura.

O governante disse, no entanto, que o concurso de professores lançado pelo anterior Governo "não resolveu o problema, provavelmente agravou-o".

"O compromisso do Governo é até ao final da legislatura resolvermos o problema dos alunos sem aulas. Isto é uma falha grave da escola pública que nós temos de corrigir, mas que nos últimos anos foi simplesmente ignorada", disse ainda.

"não é aceitável que em 2024 haja milhares de alunos sem aulas em Portugal",

Ministro admite que carreira de professor foi desvalorizada durante muitos anos


O ministro da Educação afirmou ainda que a carreira de professor em Portugal foi "desvalorizada durante muitos anos", o que levou milhares docentes a abandonar a profissão e a optar por outras atividades mais compensadoras financeiramente.

"Para ganharem mil e tal euros, ficam perto de casa e fazem outra coisa", referiu.


Fernando Alexandre referiu-se, concretamente, a "milhares de professores" que nos últimos anos deixaram o ensino e enveredaram pela mediação imobiliária.

"O que o país fez aos professores é um bocadinho inexplicável, a carreira foi mesmo desvalorizada. Temos hoje uma carreira que não faz sentido nenhum", sublinhou.

O resultado é que, ao contrário do que aconteceu durante muitos anos, hoje as pessoas já não querem ser professores, lamentou.

Para inverter essa situação, o Governo vai começar, em outubro, a rever a carreira de professor.

Na sua intervenção, Fernando Alexandre disse ainda que Portugal continua a ter "falhas graves" na universalização do acesso à educação, um problema que o Governo quer corrigir.

O ministro sublinhou ainda a necessidade de as escolas saberem acolher e incluir os alunos imigrantes.

Lembrou que o número de alunos em Portugal está a aumentar por causa dos imigrantes e que isso é um fator positivo.


No comments:

Post a Comment