Está em curso, supostamente, um processo de recuperação de uma parte pequena dos anos de tempo de serviço prestado, com todos os descontos e obrigações nos termos da lei, mas roubado aos professores. O ME tem uma página no site do IGEFE onde entramos com os dados da Autoridade Tributária (temos que entrar com o google, se utilizamos outros browser nem sequer conseguimos ter acesso) e vários separadores, cada um com informação do professor e das andanças da sua carreira. No fim, há um resumo onde nos dizem qualquer coisa que devemos validar - ou não.
No meu 'resumo' aparece uma mensagem a dizer que não tenho direito recuperar tempo de serviço porque faltam dados - contacte a escola. Já contactei. Há ali imensos dados que não percebo, mas a questão é que também não sei os critérios do lançamento da informação, não sei se os números que aparecem em cada coluna obedecem a algum critério ou se há ali erros. O que sei é que não tenho nenhum controlo sobre a minha própria situação, dada a porcaria e o caos que o ME tem feito nestas últimas décadas na carreira dos professores e nas escolas.
Ainda estou de férias (hoje enviei um email ao meu director que também está de férias -calculo-, mas que posso fazer se há o prazo de dia 29 próximo e se é ele que lança os dados...? - o ME fez de propósito para ver se as coisas saem engatadas e não tem que pagar a muitos milhares de professores?) e o que estou a ver é que vamos chegar ao fim do mês e não vou ter direto a recuperação do tempo de serviço e vai acontecer o que aconteceu com aquele ano e qualquer coisa que Costa mandou recuperar, que foi ter tudo engatado no meu caso durante tanto tempo que só o recuperei mais de 3 anos depois de toda a gente já o ter.
Com certeza, isto são estratégias do Ministro da Educação para motivar os professores e valorizar a carreira docente dada a situação catastrófica de falta de professores e das escolas - eu é que sou limitada e não estou a ver como.
Ui! A minha está fechada a semana que hoje se inicia!
ReplyDeletePor que carga de água as escolas fecham de todo?
As escolas fecham uma semana em Agosto porque este ministro quis imitar o anterior que tinha 'dado' essa semana, para parecer que estava a pensar nas escolas. Na verdade, em Agosto é quando estamos todos de férias porque é o único mês em que não há aulas nem exames e há uma semana em que o trabalho é pouco - já se fizeram as turmas, os horários, as matrículas, etc. Mas é claro, depois de 'dar' uma semana em Agosto quando estamos todos de férias, fez este serviço da recuperação do TS cair em Agosto...
Delete