April 08, 2024

Portugal por aí - caminho de São Bento da Porta aberta

 

O caminho de São Bento da Porta Aberta é segunda maior peregrinação de caminhantes da Europa, recebendo, por ano, mais de 600 mil turistas e peregrinos de várias origens.


A Igreja de são Bento da Porta Aberta que começou como, Ermida de são Bento em 1615, uma capela com um pequeno alpendre que servia de abrigo a todos os que passavam, em meados do século XVII já tinha tantos peregrinos o ano todo que passou a ter as portas sempre abertas e acrescentou ao nome de são Bento, 'da Porta Aberta'.

Em 1845, o P. João José Peixoto, arcipreste de Pico de Regalados, ecscrevia:

"Hé notável pelo numeroso concurso de romeiros, que ahi se juntão em quasi todo o anno, sendo mais celebres os dias do primeiro sábado da quaresma, de 21 de Março, dia dos Prazeres de Nossa Senhora, no dia 11 de Julho, e desde 10 d’Agosto até dia d’Assunção de Nossa Senhora.

Hé grande a occurencia dos povos, e com tanta copia de esmollas que não há negocio de mais importancia entre aqueles paroquianos do que tractarem da eleição de paroquia com ponderosos impenhos, para nessa qualidade, poderem gozar do fructo d’essas esmollas com a maior avidez, o que, por muitas vezes, tem dado que fazer na freguesia."
O Santuário de São Bento da Porta Aberta está localizado na freguesia de Rio Caldo, município de Terras de Bouro, no Gerês. A Igreja actual que substituiu a Ermida é do século XIX.

Segundo li, o caminho de São Bento da Porta Aberta é segunda maior peregrinação de caminhantes da Europa, recebendo, por ano, mais de 600 mil turistas e peregrinos de várias origens.

Desde Fão até Terras de Bouro, são cerca de 70 quilómetros de caminho, unindo seis concelhos. O percurso é constituído por um troço central, que atravessa o concelho de Barcelos desde Vila Cova até à Pousa, e vários ramais que ligam cidades vizinhas ao itinerário principal. No total, são cerca de 120 quilómetros de trajecto já sinalizado.

Em território barcelense, são mais de 20 quilómetros de percurso divididos em duas etapas. A primeira inicia-se em Vila Cova e termina na Igreja Matriz de Barcelos (10,7 km). A segunda etapa arranca dali e estende-se até Padim da Graça, já no concelho de Braga (13,4 km). O Caminho de São Bento está dividido em sete etapas.

Pode ver-se o mapa aqui.




Ao longo dos tempos, são muitos os peregrinos e turistas que demandam ao Santuário. Uns fazem o percurso a pé, provenientes das mais diversas regiões do país. Muitos dos peregrinos fazem este percurso isolados, outros em família ou em grupo. 

Nestas caminhadas orantes, para além do sacrifício os peregrinos fazem diferentes tipos de ofertas ao Santo Patriarca. Algumas destas ofertas inserem-se numa tradição multisecular, como a oferta do sal, ovos, azeite, figuras de cera, etc.

As principais peregrinações, oficiais do Santuário são:

– 21 de Março (Morte de S. Bento)

– 11 de Julho (Festa de Padroeiro da Europa)

– 10 a 15 de Agosto (Grande Romaria Popular).

O Santuário celebra a 12 de Julho, desde 2014, a festa de S. João Gualberto (Monge Beneditino, fundador dos Valombrusanos) Padroeiro das Florestas em alguns países.


2 comments:

  1. Achei a paisagem linda; o outono estava em ponto de rebuçado. Mas não peregrinei.

    ReplyDelete