April 11, 2024

Diário de bordo - Trabalho

 

Estou aqui há três horas a meio-inventar ('meio' porque fui-me inspirar numa ideia de um professor de filosofia americano e juntei-a com um exercício que faço às vezes com os alunos - ando há 4 ou 5 dias a pesquisar ideias) uma ficha sobre o tema dos Valores para tornar as coisas mais interessantes, porque se é tudo muito teórico e eles não vêem aplicação prática, desinteressam-se. 

Tendo em conta que os adolescentes -e suspeito que muitos adultos- tomam decisões meio à balda e sem consciência de quais são os seus valores fundamentais e se estão a realizá-los ou a atraiçoá-los nas suas acções, o que significa uma vida com propósito incerto, resolvi fazer uma ficha para ajudar os miúdos a avaliarem-se nessa dimensão e determinarem os seus valores fundamentais. Depois escolher cinco, pô-los de modo a poderem retirar deles um guia de acção, ordenados por prioridades e que finalmente devem colar num sítio onde esteja sempre visível quando tenham que tomar decisões: no ecrã do PC, como fundo do telemóvel ou que seja. Deu muito trabalho para ficar um bocadinho desafiador mas não demasiado trabalhoso ao ponto de desencorajar e, acima de tudo, útil - acho que ficou fixe.


2 comments:

  1. Já lhe disse: é uma pena que não partilhe o seu esforço e o seu profissionalismo, até porque teria interesse para além das aulas e dos alunos.
    Esclarecimento: não sou da sua área de leccionação.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Partilho com os meus alunos. É para eles que trabalho.

      Delete