April 26, 2024

Aniversários - Ludwig Wittgenstein (26 Abril 1889)

 

Ludwig Wittgenstein, c. 1922.

Wittgenstein "era esquisito e as suas ideias pareciam-me estranhas, de modo que, durante todo o semestre, não consegui decidir se era um homem de génio ou apenas um excêntrico. No final do seu primeiro período em Cambridge, veio ter comigo e disse: "Pode dizer-me, por favor, se sou, ou não, um completo idiota?" Respondi-lhe: "Meu caro amigo, não sei. Porque é que me está a perguntar?" Ele disse: "Porque se eu for um completo idiota, tornar-me-ei um aeronauta; mas, se não for, tornar-me-ei um filósofo". Disse-lhe que me escrevesse algo durante as férias sobre um tema filosófico qualquer e eu dir-lhe-ia então se ele era completamente idiota ou não. No início do período seguinte, trouxe-me a concretização desta sugestão. Depois de ler apenas uma frase, disse-lhe: "Não, não te deves tornar um aeronauta". E ele não se tornou um aeronauta.

No entanto, não era fácil lidar com ele. Costumava ir ao meu quarto à meia-noite e, durante horas, andava para trás e para a frente como um tigre enjaulado. Ao chegar, anunciava que, quando saísse do meu quarto, se suicidaria. Por isso, apesar de ficar com sono, não gostava de o mandar embora. Numa dessas noites, após uma ou duas horas de silêncio mortal, disse-lhe: "Wittgenstein, estás a pensar na lógica ou nos teus pecados?". Disse-me: "Nas duas coisas", e depois voltou ao silêncio. No entanto, não nos encontrávamos apenas à noite. Eu costumava levá-lo a dar longos passeios no campo, nos arredores de Cambridge. Numa ocasião, induzi-o a ir comigo ao bosque de Madingley, onde, para minha surpresa, subiu a uma árvore. Quando já tinha subido bastante, apareceu um guarda-caça com uma arma e protestou comigo por causa da invasão. Chamei o Wittgenstein e disse-lhe que o homem tinha prometido não disparar se o Wittgenstein descesse dentro de um minuto. Ele acreditou em mim e fê-lo."

- Bertrand Russell, Portraits from Memory, cap. II, Alguns contactos filosóficos, p. 23

------------------

Antecedentes: Ludwig Wittgenstein e Bertrand Russell

De 1929 a 1947, Wittgenstein leccionou na Universidade de Cambridge. O filósofo Bertrand Russell descreveu o seu amigo Ludwig Wittgenstein como "o exemplo mais perfeito que alguma vez conheci de génio, tal como tradicionalmente concebido; apaixonado, profundo, intenso e dominador". 

Embora Russell tivesse quase o dobro da idade de Wittgenstein, a sua relação depressa se tornou uma relação de igual para igual e, no seu obituário na revista de filosofia, Mind, quarenta anos mais tarde, Russell descreveu a sua amizade com Wittgenstein como "uma das mais excitantes aventuras intelectuais da minha vida".

Apesar do consequente esgotamento dos recursos emocionais de ambos, Russell passou muito tempo a encorajar o jovem Wittgenstein e a sua relação inicial foi extremamente intensa. Russell teve de se esforçar muito para acompanhar as novas ideias radicais de Wittgenstein sobre a lógica, a linguagem e o mundo. 

Nalguns aspectos, Wittgenstein era como o jovem Russell - estava obsessivamente interessado nas difíceis questões técnicas da filosofia. Sentia-se forçado a colocar questões fundamentais sobre a natureza, a identidade e a função da lógica. Mas, ao contrário de Russell, nunca pensou que a filosofia deveria ser uma investigação do conhecimento percetivo ou da "matéria". A filosofia de Wittgenstein centra-se nos problemas do significado, não do conhecimento.

Russell depressa se sentiu intimidado por Wittgenstein - não só era demasiado volátil e zangado para o descontraído Russell e por razões que nem sempre eram claras, como também desprezava a maior parte do trabalho de Russell e, em especial, a sua incapacidade para compreender a "teoria da imagem" do significado, bastante mística, de Wittgenstein. "Só consegui compreendê-lo esticando a minha mente ao máximo". Ainda assim, Russell apoiou fortemente o trabalho que conduziu ao aclamado Tractatus Logico-Philosophicus de Wittgenstein. 

Tratava-se de um projeto ambicioso - identificar a relação entre a linguagem e a realidade e definir os limites da ciência - e é reconhecido como uma obra filosófica significativa do século XX. No entanto, Russell desenvolveu a sua própria versão das ideias que Wittgenstein apresentou nesse livro, dando uma série de palestras sobre o Posivtismo Lógico em 1918, enquanto Wittgenstein ainda se encontrava num campo de prisioneiros de guerra durante a Primeira Guerra Mundial. 

No início da Primeira Guerra Mundial, Wittgenstein ofereceu-se imediatamente como voluntário para o exército austro-húngaro, apesar de ter direito a uma isenção médica. Segundo Russell, Wittgenstein regressou da guerra como um homem diferente, com uma atitude profundamente mística e ascética. Um factor central na investigação das obras de Wittgenstein é a natureza multifacetada do projeto de as interpretar; isto leva a numerosas dificuldades na determinação da sua substância e método filosóficos.

Wittgenstein alegou que as suas ideias tinham sido mal compreendidas e, por conseguinte, deturpadas por Russell, e esta pode ser uma das várias razões pelas quais a sua relação nunca recuperou. Russell também assimilou, respetivamente, algumas das ideias de Wittgenstein na sua própria filosofia, com diferentes graus de sucesso. Por fim, e provavelmente de forma inevitável, os dois homens discutiram duramente, embora ainda não se saiba bem porquê. 

Wittgenstein morreu com apenas 62 anos, vítima de cancro da próstata. Nos seus últimos dias, admirou muito Russell, dizendo: "Diga-lhe que tive uma vida maravilhosa" e "Não pode haver uma verdadeira relação de amizade entre nós".

fonte: Bertrand Russell




No comments:

Post a Comment