March 25, 2024

Livros - 'Heresy'




O teu Jesus pessoal

No princípio havia muitos filhos de Deuses diferentes - o cristianismo ocidental triunfou não por destino mas por acidente.

por John Gray

Em 1950, enquanto viajava pelos pântanos do sul do Iraque, o explorador Wilfred Thesiger encontrou seguidores de uma religião esquecida. Acreditavam em Adão, Noé e João Baptista e os seus textos sagrados mencionavam Jesus, pelo que se presumia que eram "uma espécie de cristãos". No entanto, numa das suas escrituras, Jesus era considerado um feiticeiro fraudulento - "o Messias feiticeiro, filho do espírito da mentira que se fez passar por Deus". Noutra, João Baptista denuncia Jesus: "Mentiste aos judeus", diz-lhe ele, "e enganaste os homens e os sacerdotes".

A religião era a do Mandeísmo. Embora proibidos de fazer proselitismo ou de trazer armas, resistiram no actual Iraque durante cerca de 2.000 anos. Atualmente, a sua fé quase desapareceu na sua terra natal, vítima da ideologia neoconservadora que inspirou a invasão liderada pelos americanos em 2003. A maior parte dos 60.000 a 70.000 
mandeístas existentes no Iraque foram mortos, forçados a converter-se ao Islão ou fugiram para o estrangeiro. Restam apenas cerca de 3.000, embora a religião continue a ser praticada na diáspora global.

Relíquias vivas de um credo antigo, os mandeístas testemunham o caldeirão religioso em que o Cristianismo se formou. Como Catherine Nixey observa neste livro de uma vivacidade impressionante, os académicos falam agora não de "cristianismo primitivo" mas de "cristianismos primitivos". 

Em alguns, Pôncio Pilatos - mais tarde visto pelos cristãos como um relativista romano que lavou as mãos de Jesus e o enviou para a morte - foi canonizado como santo; ainda é venerado como tal na Igreja Copta Etíope. Noutros, as mulheres eram ordenadas bispos e Deus era representado como sendo do sexo feminino. Numa variante praticada pelos ofitas, uma seita cristã gnóstica, Jesus encarnava como uma serpente sagrada. Estes e muitos outros cristianismos foram reprimidos quando, em 380 d.C., uma única versão se tornou a religião do Estado romano sob o imperador Teodósio I.

Não houve nada de inevitável no surgimento do cristianismo que conhecemos. Como escreve Nixey:
"A forma de cristianismo que sobreviveu no Ocidente argumentou, durante séculos, que a sua vitória sobre os seus rivais era natural e predestinada. Não era nada disso. Outras formas de cristianismo e outras religiões antigas que se lhe assemelhavam muito, sobreviveram durante séculos noutros lugares. Se a história tivesse tido um rumo ligeiramente diferente, poderiam ter sobrevivido também na Europa. Mas não sobreviveram. Um tipo de cristianismo venceu no Ocidente e depois esmagou os seus rivais até à extinção. Uma única forma de cristianismo beneficiou da serendipidade e chamou-lhe destino. Não era. Tudo poderia ter sido simplesmente diferente".
Houve "muitos Jesuses, muitos Cristos - muitos deles inimaginavelmente estranhos para nós, hoje" - ao lado de outros magos que se assemelhavam a alguns desses Cristos. Por vezes, Jesus tinha um corpo físico; outras vezes, era uma aparição que não deixava pegadas. Houve um Jesus que advertiu os seus discípulos contra as "relações sexuais imundas" e lhes deu instruções para nunca terem filhos. Num dos relatos, um jovem Jesus zangado amaldiçoa um rapazinho, que fica murcho e deformado; mais tarde, Jesus amaldiçoa outro rapaz, que cai morto. Havia Jesuses que agonizavam na cruz e outros que não sofriam qualquer dor. Para além de diversos Jesuses, havia Apolónio, um filósofo grego do século I e milagreiro, por vezes chamado "o Cristo pagão".

Grande parte do caso de Nixey baseia-se nas revelações dos Manuscritos do Mar Morto. A Bíblia contém apenas quatro evangelhos, que nos deram a imagem recebida de Jesus. Mas há muitos outros, com títulos como o "Evangelho de Tomé" e o "Evangelho da Verdade", descobertos entre 1946 e 1956 nas grutas de Qumran, na margem noroeste do Mar Morto. Através destas fontes, torna-se claro que a visão estabelecida de Jesus, e a religião cristã tal como existe, é um acidente histórico derivado de fontes diversas.

Nixey fez o seu nome como uma historiadora declaradamente herética. Em The Darkening Age: The Christian Destruction of the Classical World (2017), o seu primeiro livro e um bestseller internacional, argumentou que os cristãos demoliram deliberadamente a civilização romana. Demonizando as religiões pagãs, desfigurando as suas estátuas e queimando as suas bibliotecas, as autoridades cristãs transformaram um regime pluralista que reconhecia muitos deuses num monólito repressivo que perseguia os dissidentes da única e verdadeira fé.

Esta história rompe com uma narrativa cristã de longa data, mas não foi particularmente herética durante séculos. É famoso o facto de, no final da sua História do Declínio e Queda do Império Romano, Edward Gibbon (1737-94) ter descrito o cristianismo como "o triunfo da barbárie e da religião". Membro do Parlamento entre 1781 e 1784, Gibbon foi um expoente do que mais tarde se chamou a interpretação Whig da História, segundo a qual a humanidade passava de um passado ignorante e supersticioso para um futuro esclarecido. Nesta visão, que no século XIX se tornou uma ortodoxia inglesa, o cristianismo foi um recuo cataclísmico no progresso humano. Curiosamente, numa época em que os cristãos são uma minoria cada vez mais reduzida no Ocidente e são activamente perseguidos em muitos países, esta visão continua a ser propagada pelos racionalistas.

Se The Darkening Age ensaiava o relato de Gibbon, Heresy pode ser lido como uma tentativa de fazer um balanço mais equilibrado. O paganismo pode ter sido mais tolerante do que o cristianismo, mas foi sobretudo a tolerância de uma indiferença insensível. A Roma pré-cristã, escreve Nixey, era "uma Roma mais rude, mais pobre, mais dura e mais brutal" do que a retratada nas elegias literárias à civilização clássica. Muitas das desumanidades da vida romana persistiram muito depois de o império ter sido cristianizado. No entanto, tinha havido uma mudança fundamental de valores, que Nixey ignora. 

Heresy não diz nada sobre a singularidade dos ensinamentos de Jesus e a revolução moral que trouxeram ao mundo clássico.

No seu estudo seminal Jesus the Jew: a Historian's study of the Gospels (1973), Geza Vermes, um dos primeiros académicos a examinar os Manuscritos de Qumran, identificou um Jesus histórico como pertencente a uma tradição de judaísmo carismático e questionou se poderia ser considerado o fundador do cristianismo. No entanto, Vermes reconheceu "a superioridade incomparável" deste Jesus. Sozinho entre os vários profetas do seu tempo, Yeshua - o nome original de Jesus em hebraico - subverteu as hierarquias do seu tempo e "tomou a sua posição entre os párias e os desprezados do seu mundo".

Com a sua conversão na estrada de Damasco, por volta de 40 d.C., Paulo transformou o profeta judeu no autor de uma religião global. A partir de então, o reconhecimento da igual dignidade de todos os seres humanos - por mais inconsistente que fosse a sua aplicação - passou a ser parte integrante daquilo a que se chamava a civilização ocidental. O liberalismo moderno era uma nota de rodapé de uma ideia cristã de salvação universal.

Entendida como uma aceitação de muitas formas de vida, a liberalidade era uma virtude pagã. Mas os miseráveis da terra não tinham qualquer valor intrínseco no esquema das coisas e certamente não lhes era atribuído o mesmo valor que aos cultos e poderosos. 
Não há qualquer referência à igualdade humana, mesmo como um ideal inatingível, em Platão ou Aristóteles. Os estóicos, como Séneca e Marco Aurélio, tinham como objetivo uma vida de autocontrolo e de deveres públicos, a fim de desempenharem o seu papel num Cosmos governado pela razão, mas pouco se preocupavam com a massa da humanidade. Epicuro, que ensinava uma variedade de hedonismo sem paixão, estava perfeitamente satisfeito a conversar com os seus amigos num jardim isolado, sem se importar com as multidões que sofriam para lá dos seus muros.

Nos tempos pré-cristãos, a civilização significava aprendizagem e filosofia, beleza e artes. Se o lazer necessário para usufruir destes bens exigisse uma casta de escravos, que assim fosse. Mas a escravatura, embora tolerada durante muito tempo na cristandade, era inerentemente problemática em termos de ética cristã, e foram cristãos como William Wilberforce (1759-1833) que estiveram na linha da frente da campanha pela sua abolição. Atualmente, não podemos conceber uma sociedade civilizada, por mais culta ou intelectualmente avançada que seja, que se baseie nessa instituição. A nossa ideia de civilização está indelevelmente marcada pelos valores judaicos e cristãos.

Nixey escreve que, sendo filho de pais que tinham sido, monge e freira antes de se casarem, "o catolicismo tinha-se instalado em mim como pó, caindo em sítios visíveis e invisíveis. Muito depois de ter deixado de acreditar, deparava-me com cantos do catolicismo na minha mente que tinham passado despercebidos e não perturbados durante anos". Uma dessas camadas de poeira pode ser a crença na redenção - a fé de que os seres humanos serão mais humanos e livres-pensadores quando o mito cristão for finalmente renunciado.

A autora de Heresia é, presumivelmente, ateia, tal como este crítico. No entanto, não posso deixar de achar incrível a fé racionalista de que um mundo melhor virá do banimento do teísmo e de todas as suas obras. Nenhum verdadeiro pagão poderia partilhar esta fé consoladora. 

Sob o jogo da dialética socrática, a mente pagã estava mergulhada no fatalismo trágico do drama grego antigo. Não havia um padrão redentor nos acontecimentos humanos. O que estava feito não podia ser desfeito, e nenhum acto de vontade humana podia moldar o futuro. Com a chegada do cristianismo, esta visão austera foi suprimida. A partir de então, com raras excepções, as alternativas à mensagem cristã foram histórias rivais de redenção.

A procura da salvação continua a animar o pensamento secular. À medida que o cristianismo foi recuando, as mentes mais avançadas voltaram-se para superstições seculares - cultos científicos ersatz como o materialismo dialético, a eugenia, o transumanismo e outros semelhantes. Ou então, contra a civilização que o cristianismo ajudou a criar, lançam mão de um ideal hiper-liberal de igualdade, originário do cristianismo, mas desprovido da sua visão da imperfeição humana. O mundo pós-cristão que está a nascer é um mundo de feias certezas impostas por uma vontade de poder. Os racionalistas evangélicos podem vir a lamentar o desaparecimento dos mitos de que troçam.

Heresy: Jesus Christ and the Other Sons of God
Catherine Nixey
Picador, 384pp, £25

---------

O livro mais recente de John Gray é The New Leviathans: Thoughts After Liberalism (Allen Lane).

No comments:

Post a Comment