March 02, 2024

Faz hoje 75 anos que morreu Sarojini Naidu



Sarojini Naidu, from the frontispiece of The Bird of Time (1912).

Sarojini Naidu foi uma poetiza indiana, por vezes chamada, "O Rouxinol da Índia". Também foi uma activista política, a primeira mulher indiana a ser eleita presidente do Congresso Nacional Indiano e a ser nomeada governadora de um Estado indiano. 
Sarojini era a filha mais velha de um brâmane bengali que era diretor do Nizam's College, em Hyderabad. Entrou na Universidade de Madras aos 12 anos e estudou (1895-98) no King's College, em Londres, e mais tarde no Girton College, em Cambridge.

Por um tempo participou na campanha sufragista inglesa, mas depois foi atraída pelo movimento do Congresso Indiano e pelo Movimento de Não Cooperação de Gandhi. Em 1925 foi eleita presidente do Congresso Nacional Indiano. Fez uma digressão pela América do Norte, dando palestras sobre o movimento do Congresso, em 1928-29. De regresso à Índia, a sua atividade anti-britânica valeu-lhe várias penas de prisão. Acompanhou Gandhi a Londres para a inconclusiva segunda sessão da Conferência da Mesa Redonda para a cooperação indiano-britânica, em 1931. 
Sarojini Naidu teve também uma vida literária ativa e atraiu intelectuais indianos notáveis para o seu famoso salão em Bombaim (atualmente Mumbai). O seu primeiro volume de poesia, The Golden Threshold (1905), foi seguido por The Bird of Time (1912) e, em 1914, foi eleita membro da Royal Society of Literature. Os seus poemas reunidos, todos escritos em inglês, foram publicados sob os títulos The Sceptred Flute (1928) e The Feather of the Dawn (1961). britannica



No comments:

Post a Comment