February 15, 2024

Perguntas: as revoluções fazem as coisas voltarem ao que eram?


 

E se fazem, valem a pena, dados os períodos de perturbação, ruptura e sofrimento que causam?


Etimologia - revolução

- do final do séc. XIV, revolucioun, originalmente de corpos celestes, "uma rotação (aparente) em torno da terra", também o tempo necessário para fazer isso, também "acto ou facto de se mover num curso circular", do francês antigo revolucion "curso, revolução" de corpos celestes (séc. XIII) ou diretamente do latim tardio revolutionem (nominativo revolutio) "um revolvimento", substantivo de ação do radical passado-particípio do latim revolvere "virar, rolar para trás" (ver revolver).

Do início do século XV como "uma recorrência cíclica, mudanças ou eventos recorrentes" (em referência a estações, etc.), também "o girar de uma roda". É atestado por volta de 1660 como "acção por parte de um objeto ou pessoa de girar ou mover-se em torno de um ponto".

O sentido de "um caso de grande mudança nos assuntos" está registado desde meados do século XV. 

O significado político de "derrube de um sistema político ou social estabelecido" está registado em 1600, do francês,.

Relacionado com «revolução»

revolver (v.)

do francês antigo «revolver» e diretamente do latim revolvere "rolar para trás, desenrolar; acontecer de novo, voltar; rever, repetir", de re-"voltar, de novo" (ver re-) + volvere "rolar" (da raiz PIE *wel- (3) "girar, revolver").

Desde o início do século XV como "revirar (na mente ou no coração), meditar". Também anteriormente "passar por mudanças periódicas", portanto "dar a volta no processo do tempo" (1590s).

O sentido transitivo de "fazer com que (algo) se mova numa órbita em torno de um ponto central" é da década de 1660. 
O sentido intransitivo de "efetuar um movimento circular" em torno de um ponto fixo, como os planetas em torno do sol, é de 1713; o de "rodar, girar ou rolar em torno de um eixo ou centro" é de 1738. 

No comments:

Post a Comment