February 15, 2024

Como os russos recrutam imigrantes da construção civil à traição para a guerra contra a Ucrânia


Nos territórios orientais ocupados da Ucrânia, os russos estão a usar trabalhadores migrantes insuspeitos para consolidar o poder. Milhares de trabalhadores de países vizinhos estão a ser obrigados a empreender um vasto programa de reconstrução de vários milhares de milhões de dólares. Por vezes, acabam a cavar trincheiras e a combater no campo de batalha. O líder do Kremlin, Vladimir Putin, afirmou que a Rússia está a gastar mais de 11 mil milhões de dólares por ano na reconstrução de zonas do território ucraniano, arriscando a prisão nos seus países de origem sob a acusação de actividades mercenárias.

Os migrantes são atraídos por anúncios de emprego na internet em sites russos que oferecem trabalho na construção civil por um salário muito superior à média do mercado. Por exemplo, um trabalho de construção na região oriental do Donbas pode prometer até 350 000 rublos (quase 4 000 dólares) por mês, com alojamento, transporte e seguro de saúde. Em contrapartida, um operador de máquinas numa fábrica ganha até 2.000 dólares por mês, ou seja, quase 20% mais do que um ano antes, segundo dados do serviço de recrutamento local Superjob, uma vez que a concorrência por empregados no meio da guerra alimentou uma espiral salarial.

Valentina Chupik, advogada e diretora da organização sem fins lucrativos de direitos humanos Tong Jahoni, disse à Bloomberg News que sabe de imigrantes que vão voluntariamente para a Ucrânia, mas "o salário prometido não é pago e, no regresso à Rússia, não são autorizados a entrar". Chupik disse que também conhecia muitos casos de cidadãos do Uzbequistão e do Tajiquistão que tinham sido enganados e obrigados a trabalhar a troco de nada e depois obrigados a cavar trincheiras em zonas de combate.

Russia Gets Migration Influx From Neighboring Countries 

Source: Federal Statistics Service 

*as of November 2023

bloomberg.com

No comments:

Post a Comment