February 15, 2024

Nem mesmo assim percebem a urgência de derrotar a Rússia...

 

Autoridades alertam para nova "ameaça espacial" russa


A Rússia tem estado a experimentar formas de desativar satélites, levantando preocupações de que informações confidenciais sobre uma nova arma possam indicar uma ameaça estratégica à segurança nacional

A Rússia está a desenvolver uma capacidade militar baseada no espaço que os membros do Congresso e os funcionários norte-americanos receiam que possa constituir uma ameaça significativa para os Estados Unidos e os seus aliados, possivelmente danificando satélites críticos de informação ou de comunicações com uma arma nuclear, de acordo com funcionários familiarizados com o assunto.

A natureza exacta do sistema não é clara. Uma pessoa referiu-se a ele como "uma nova capacidade de ameaça espacial russa".

O governo russo tem experimentado o uso de explosões nucleares ou energia dirigida para desactivar satélites, de acordo com um funcionário dos EUA que, tal como outros, falou sob condição de anonimato para discutir informação sensível. Especialistas têm levantado preocupações de que uma nação poderia detonar uma arma nuclear no espaço para interferir com os satélites através da emissão de radiação.

A Rússia também testou armas anti-satélite. Em 2021, depois de ter lançado um míssil da Terra que destruiu um satélite da era soviética, um alto funcionário militar dos EUA avisou que a Rússia estava "a desenvolver capacidades para negar ativamente o acesso e a utilização do espaço pelos Estados Unidos e seus aliados".

No comments:

Post a Comment