January 30, 2024

Tudo o que está mal nas escolas



Um aluno de 11 anos é violado por oito colegas, alguns com 16 anos. Uma funcionária assiste como cúmplice. Os alunos envolvidos na sodomização levam três dias de suspensão (o que será preciso para que levem o máximo da pena de suspensão? Matar?). Todos -atacantes e funcionária- continuam alegremente na escola, com a vítima desta brutalidade a ter que levar com a sua presença, o que é uma segunda violação. Será uma política de inclusão de delinquentes? Em que planeta isto é normal? No planeta deste ME para quem não assistir a aulas de cidadania é que é grave...

Noutra escola um rapaz de 15 anos é vítima de tentativa de violação por quatro colegas, um dos quais com dezanove anos. A notícia chama a este crime, "um episódio" e não diz se tiveram um dia de suspensão ou se continuam todos alegremente na mesma escola.

Os ignorantes que legislam abstractamente imposições às escolas, não levando em conta que há uma dramática falta de pessoal, logo de segurança, ao ponto de se contratarem funcionários que nunca poderiam entrar numa escola, quanto mais tomar conta de alunos; que as escolas são locais onde há alunos de idades que vão dos 11 ou 12 anos até aos 20 ou mais, sendo os primeiros muito vulneráveis na presença dos segundos; não levando em conta que adolescentes indefesos e vulneráveis frequentam os mesmo espaços onde há delinquentes juvenis muito mais velhos, podiam pôr os olhos nestas notícias e imaginar que fossem seus filhos ou netos, antes de vomitarem leis que servem os seus princípios ideológicos mas não os alunos.

Esta notícia resume tudo o que está mal na educação: falsas políticas e conceitos de inclusão; desresponsabilização dos alunos com comportamentos de indisciplina; desresponsabilização dos pais destes alunos; contratação de pessoal sem critérios de qualidade - como se trabalhar numa escola ou numa fábrica de parafusos exigisse o mesmo perfil; falta de segurança; direcções cobardes e incompetentes; tutela incompetente e desinteressada dos problemas reais das escolas; deputados servos ideológicos, ignorantes encartados.


Aluno de 11 anos sodomizado por oito colegas em escola de Vimioso, Bragança


Episódio de sodomização terá ocorrido no interior do estabelecimento de ensino, “com recurso a uma vassoura” e na presença de uma funcionária, que “nada fez” para travar os supostos agressores.

Numa exposição enviada à agência Lusa, a Junta de Freguesia de Vimioso, presidida por José Manuel Alves Ventura, denuncia "um clima de terror e de encobrimento" que, alegadamente, se vive no Agrupamento de Escolas de Vimioso, relatando vários casos de violência entre alunos, entre alunos e funcionários, e dando conta de que, na sexta-feira 19 de Janeiro, ocorreu o episódio "hediondo da sodomização".

Segundo estas fontes, policiais e locais, dois dos agressores têm 16 anos — já respondem criminalmente — e os restantes entre 13 e 15 anos, acrescentando que, passada uma semana, tanto os alegados agressores como a vítima continuam a frequentar o mesmo estabelecimento de ensino.

Segundo caso em poucos meses

Recorde-se que em Dezembro último, o Jornal de Notícias (JN) noticiava uma alegada tentativa de violação de um rapaz de 15 anos, por outros quatro jovens, no interior de uma escola profissional de Vila Nova de Famalicão. De acordo com o diário, a Polícia Judiciária está a investigar o episódio, que terá acontecido no início de Novembro.

À data de publicação da notícia, o inquérito, aberto por denúncia do progenitor da vítima que foi feita à escola, ainda não estava concluído. A vítima referia a tentativa de violação por quatro colegas, dois com 19 e 16 anos e outros dois com 15. Segundo o relato do JN, o rapaz afirmava que estes o apanharam junto a uma oficina de mecânica do estabelecimento de ensino. Depois de ser agarrado, um dos agressores tentou sodomizá-lo com o cabo de uma vassoura, onde tinha sido posto um preservativo.

No comments:

Post a Comment