Não há motivos válidos: Putin é um narcisista, despreza a fraqueza e gosta de humilhar os que tem sob o seu controlo. É como que um amputado mental. Faltam-lhe ferramentas intelectuais para compreender uma parte inteira da existência. Não consegue ultrapassar o esquema de ganhar e perder, do poder, dos inferiores e superiores, da questão da sua imagem e da necessidade de ser admirado constantemente. É uma pessoa sem metafísica. Quanto mais o Ocidente se retrai mais ele cresce. Quanto mais Putin cresce mais perigo representa para todo o Ocidente e não apenas para a Europa. Putin alimenta as guerras no Médio Oriente, em África, as divisões nos EUA, a cancerigenação da ONU... quem está a defender o nosso modo de vida ocidental é a Ucrânia e isso não pode ser continuamente desvalorizado.
A desvalorização da Alemanha nazi e dos seus aliados levou a uma guerra bárbara de consequências devastadoras durante dezenas de anos. Agora temos uma aliança parecida entre a Rússia, o Irão e outros países com intenções totalitárias (políticas ou religiosas) que se armam uns aos outros e atacam democracias - e estamos perdidos em medos e hesitações.
A Alemanha tem medo da Ucrânia perder a guerra e de a seguir terem eles que defender-se da Rússia e por isso não lhe dá as armas que precisa para ganhar a guerra, mas este argumento é a maneira mais directa de fazerem com que a Ucrânia perca mesmo a guerra: deixarem-na sozinha e desarmada. Se se tivesse ajudado imediatamente a Ucrânia aquando da invasão em vez de esperarem um ano para começar a enviar armas e munições, este problema já estava resolvido. Os EUA também não enviam armas porque têm o mesmo medo. Agora estamos em risco dos EUA elegerem Trump, um Putin wannabe.
Quais eram as probabilidades de ter um Zelensky à frente da Ucrânia a defender o nosso modo de vida no momento da invasão russa? Perto de zero. Alguém acredita que possa haver outra oportunidade de travar esta coligação de terroristas se a aliança do Ocidente falhar? E se o Ocidente falhar este suporte à Ucrânia, o que diz isso da força, supostamente dissuasória, da NATO? Que é uma espécie de cão que ladra, ladra mas não morde. E qual é o preço que vamos pagar por isso? Neste momento quem o paga é a Ucrânia: em mortes e em destruição do país - material e cultural. O estatuto de líder do mundo livre que os EUA querem manter, não se coaduna com a inacção (que é uma forma de acção), a hesitação e o medo que apoiam, mesmo que involuntariamente, Estados terroristas e de intenções colonizadoras e totalitárias.
President Zelensky: "We must believe in the people, in Ukraine, in partners. Believe in peace. Prevent the destruction of Ukraine. Prevent the destruction of our nation. Prevent global migration. Prevent World War III. An interview with the German TV channel ARD - about the… pic.twitter.com/78o0L4qqiT
— Dénes Törteli 🇪🇺🇭🇺🇺🇦 (@DenesTorteli) January 29, 2024
No comments:
Post a Comment