January 29, 2024

Porque não dão à Ucrânia as armas necessárias à sua defesa?

 


Não há motivos válidos: Putin é um narcisista, despreza a fraqueza e gosta de humilhar os que tem sob o seu controlo. É como que um amputado mental. Faltam-lhe ferramentas intelectuais para compreender uma parte inteira da existência. Não consegue ultrapassar o esquema de ganhar e perder, do poder, dos inferiores e superiores, da questão da sua imagem e da necessidade de ser admirado constantemente. É uma pessoa sem metafísica. Quanto mais o Ocidente se retrai mais ele cresce. Quanto mais Putin cresce mais perigo representa para todo o Ocidente e não apenas para a Europa. Putin alimenta as guerras no Médio Oriente, em África, as divisões nos EUA, a cancerigenação da ONU... quem está a defender o nosso modo de vida ocidental é a Ucrânia e isso não pode ser continuamente desvalorizado. 

A desvalorização da Alemanha nazi e dos seus aliados levou a uma guerra bárbara de consequências devastadoras durante dezenas de anos. Agora temos uma aliança parecida entre a Rússia, o Irão e outros países com intenções totalitárias (políticas ou religiosas) que se armam uns aos outros e atacam democracias - e estamos perdidos em medos e hesitações. 

A Alemanha tem medo da Ucrânia perder a guerra e de a seguir terem eles que defender-se da Rússia e por isso não lhe dá as armas que precisa para ganhar a guerra, mas este argumento é a maneira mais directa de fazerem com que a Ucrânia perca mesmo a guerra: deixarem-na sozinha e desarmada. Se se tivesse ajudado imediatamente a Ucrânia aquando da invasão em vez de esperarem um ano para começar a enviar armas e munições, este problema já estava resolvido. Os EUA também não enviam armas porque têm o mesmo medo. Agora estamos em risco dos EUA elegerem Trump, um Putin wannabe.

Quais eram as probabilidades de ter um Zelensky à frente da Ucrânia a defender o nosso modo de vida no momento da invasão russa? Perto de zero. Alguém acredita que possa haver outra oportunidade de travar esta coligação de terroristas se a aliança do Ocidente falhar? E se o Ocidente falhar este suporte à Ucrânia, o que diz isso da força, supostamente dissuasória, da NATO? Que é uma espécie de cão que ladra, ladra mas não morde. E qual é o preço que vamos pagar por isso? Neste momento quem o paga é a Ucrânia: em mortes e em destruição do país - material e cultural. O estatuto de líder do mundo livre que os EUA querem manter, não se coaduna com a inacção (que é uma forma de acção), a hesitação e o medo que apoiam, mesmo que involuntariamente, Estados terroristas e de intenções colonizadoras e totalitárias. 


No comments:

Post a Comment