January 10, 2024

O ME deve estar admiradíssimo

 


Acredito que o ME esteja admirado e confuso com os resultados do PISA porque ele tem-se, de tal modo, na conta de agente excepcional, que não consegue processar a sua incompetência. Então, diz que é o processo do PISA que tem erros ou que é a oposição que é redutora ou outra coisa qualquer. Podia ter dito que o é diabo da direita que fez uma magia obscura qualquer. Na cabeça dele, de certeza que não pode ser a realidade. A única coisa que não lhe passa pela cabeça é a sua incompetência e o seu carácter de pessoa cujo ódio aos professores tolda o juízo estar na origem destes maus resultados.


O que fez cair os resultados do PISA? 

Os deputados quiseram que o ministro da Educação explicasse o que está na base da regressão generalizada da performance dos alunos portugueses no Programa de Avaliação Internacional dos Alunos e nas Provas de Aferição. João Costa foi explicando um e outro fator, mas não apresentou um conjunto sistematizado de razões.

O que disse Costa: 

essas análises facilitistas” e “redutoras” do PSD e da Iniciativa Liberal em que “se pesca à linha a informação que interessa;

o ministro acusou o PSD de usar e abusar do tema do facilitismo

João Costa desvalorizou que o sucesso [em 2015] tivesse sido tão grande como o alardeado no passado

os fatores explicativos merecem ter uma análise mais aprofundada, lançando para cima da mesa dois: uma diferença muito grande relacionada com o perfil dos estudantes, que se tornou muito diferenciado com a redução do abandono escolar e com o aumento da população escolar imigrante.



No comments:

Post a Comment