January 16, 2024

Desafios

 


Aquele meu amigo que esteve na origem de reler Guerra e Paz de Tolstói, em voz alta, e postar essa leitura aqui no blog anda a aliciar-me para ler outro livro, um clássico que (ele) não tenha lido e já me disse que preferia o, Em Busca do Tempo Perdido. Hesito. Em primeiro lugar, já li esses livros -há 40 anos, é certo- e preferia ler uma obra que ainda não tivesse lido. Em segundo lugar, porque a obra é o dobro, em extensão, de Guerra e Paz. Levaria quase dois anos ano a lê-la assim às 6 páginas por dia. A obra tem cerca de 4,300 páginas. Em terceiro lugar, porque tenho esta paresia da corda vocal e devo poupar a voz ou pelo menos não cansá-la - se bem que ler 15 ou 20 minutos por dia não fizesse mossa, acho eu. No entanto, sei que, se começar essa tarefa depois figo obcecada em não falhar um único dia e não me apetece ficar presa a uma tarefa dessas durante dois anos. Logo, hesito.

Lembrei-me disto porque agora mesmo fui dar com um artigo que lamenta vivermos numa sociedade em que não há tempo para ler, Em Busca do Tempo Perdido,

Just as everything about market society seems designed to get in the way of reading Proust, reading Proust gets in the way of participating in market society. As long as you buy it, Proust’s novel remains a commodity, but as long as you are reading it on paper — and reading yourself in the meantime — you are not generating further material profit. Indeed, while you are reading Proust you and your time are quite literally operating at a loss. In the grand scheme of things, regaining your time from the market may amount to a negligible act of resistance to it, but one could find a worse benchmark for what constitutes a free society. A free society will be one in which everyone, if they so choose, has the time to read In Search of Lost Time. ~Ryan Ruby in Reading and Time

 

3 comments:

  1. Também nunca li o Fausto ou o Retrato de Dorian Gray de Oscar Wilde 😜 são mais pequenos... Tu gostas de ler e até gostas de reler o que já leste e gostaste e eu gosto que me leiam. Ao fim do dia estou cansado e ainda me canso mais a focar os olhos nas letrinhas do papel. B

    ReplyDelete