January 15, 2024

Coisas inacreditáveis que se passam nas escolas

 


Hoje uma colega contou-me que na escola de uma cidade aqui perto -onde ela mora e tem várias colegas conhecidas- a coordenadora dos professores de português obriga todos os colegas e entregaram-lhe uma cópia dos testes com 15 dias de antecedência e depois faz comentários e alterações aos testes como se os colegas estivessem em estágio... what??!! Mais: se um encarregado de educação se queixa de uma questão do teste ela junta professores do grupo para examinarem o teste desse professor e manda uma ordem ao colega em questão para alterar os testes conforme o gosto deles e do EE... WHAT???!!! Está tudo doido... mas quem são estas pessoas...? De que esgoto saíram? 

Isto não é legal. Quem é responsável pedagógico pelas suas turmas é o professor que lecciona e não outro qualquer. Se houver algum problema, quem tem de responder e é responsável perante o ME ou a inspecção, é o professor da turma e não o coordenador ou outros colegas. E é claro que desautoriza os professores. (e quem é que faz os testes com 15 dias de antecedência...?) Como é que os professores alinham neste abuso de poder anti-pedagógico? Então, parece que houve um professor que a mandou passear, digamos assim, e agora está cheio de problemas. 

E não percebo: a direcção sabe disto e deixa andar...?

A Lurdes Rodrigues foi quem acabou com a rotatividade dos cargos e impôs esta ausência de democracia nas escolas onde as pessoas estão nos cargos indefinidamente até serem cancros que destroem tudo à volta. Ela iniciou isto que corrói as escolas por dentro, mas todos os outros ministros mantiveram e alimentaram este sistema. 


No comments:

Post a Comment