October 14, 2023

Pôr as coisas em perspectiva

 


Israel situa-se na encruzilhada da Europa, da Ásia e de África. Geograficamente, pertence ao continente asiático e faz parte da região do Médio Oriente. A oeste, Israel é delimitado pelo Mar Mediterrâneo. O Líbano e a Síria fazem fronteira com o país a norte, a Jordânia a leste, o Egipto a sudoeste e o Mar Vermelho a sul.

Israel tem cerca de 9.3 milhões de habitantes. Israel partilha a região com os 22 Estados membros da Liga Árabe. A Liga Árabe tem mais de 400 milhões de habitantes e uma área total de 13.333.296 km. Fora outros países (a verde claro) que não são da Liga Árabe mas são muçulmanos e anti-semitas.

A Liga Árabe tem 99,6% do Médio Oriente. Israel tem apenas 0,4%, mas os árabes queixam-se que Israel está a ocupar a sua terra. 

É verdade que o problema da Palestina vem de antes de se chamar Palestina e aquele pedacinho de terra já foi ocupado por tudo quanto é império, dos gregos aos romanos, dos otomanos aos ingleses, mas tentarem fazer os judeus parecerem os maus da fita, ilibando os palestinianos e todos os árabes à volta que trabalham contra Israel desde a Partição, ajuda a resolver o problema, como?

Israel é o pequenino pontinho azul ali a meio, com 9.3 milhões de pessoas, rodeado de mais de 400 milhões de árabes muçulmanos que o odeiam de morte. Em muitos países, os jovens são educados para odiar os judeus. É evidente que Israel é um Estado sempre em alerta e não cede um milímetro. Não se pode dar a esse luxo, senão desaparece.



© IDF Mapping Unit
This map is for illustrative purposes only and should not be considered authoritative.

No comments:

Post a Comment