October 14, 2023

Não sei quem espera que von der Leyen, sendo alemã, não apoie a defesa e a sobrevivência dos israelitas...

 


Desde quando a presidente da Comissão Europeia declarar o seu apoio à sobrevivência e direito à defesa de Israel é uma atentado aos valores ou instituições europeias? Ouvi a conferência dela com Netanyahu em Israel, depois de ter visitado alguns dos sítios dos massacres do Hamas. Não houve ali nenhum apoio a invasões, o que houve foi um declaração de solidariedade com os israelitas enquanto vítimas de um ataque terrorista completamente bárbaro, ao modo do Daesch. O Hamas, antes de raptar bebés e crianças, fez coisas como, matar crianças em frente dos pais, disparando na cara das crianças para os pais verem rebentar a cabeça dos filhos e matar os pais em frente das crianças antes de as levarem como reféns. 

Não sei quem espera que von der Leyen, sendo alemã, não apoie a defesa e a sobrevivência dos israelitas, nomeadamente destas barbaridades que lembram outras... Pois eu penso que ela teve muita coragem e dignidade em ir lá e ouvir os casos de israelitas mortos ao modo dos nazis ou de sobreviventes do Holocausto que foram agora raptados e/ou mortos, por exemplo.

Não é como se o PE e a Europa tivessem apoiado o Hamas e condenado Israel e ela tivesse ido lá contra a vontade da UE, como desafio. Além disso, von der Leyen não é uma política cobarde que fica no seu canto a fazer declarações vazias e abstractas a favor de uma paz vaga, de preferência feita por outros que não a comprometam de modo nenhum. Pelo contrário, é uma política que não tem medo de dizer o que pensa e de agir quando é necessário. 

Ursula von der Leyen tem, quanto a mim, muita categoria, enquanto pessoa e enquanto política e inspira-me respeito, ao contrário dos que a antecederam, justamente porque fala consequentemente e age de acordo com as suas palavras - e geralmente acerta no que faz. Tem recuperado muito a credibilidade da UE que andava pelas ruas da amargura com quem lá esteve antes - de quantos políticos podemos dizer isto?


No comments:

Post a Comment