October 01, 2023

Como viver em situação de ataques constantes sem ficar às escuras

 



Após a guerra, a Ucrânia planeia disponibilizar um sistema global para proteger instalações energéticas em situações de guerra


A Ucrânia estará em posição de propor um sistema para proteger instalações energéticas durante conflitos armados assim que a guerra termine, afirmou Volodymyr Kudrytskyi, CEO da UkrEnergo, numa entrevista à RFE/RL em 28 de setembro.

Os procedimentos desenvolvidos pela UkrEnergo em colaboração com o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia despertaram o interesse de outras nações, disse Kudrytskyi.

"Tivemos de procurar essas soluções por nós mesmos, em cooperação com o Estado-Maior", disse ele.

"O interesse de diferentes países e organismos governamentais no que fazemos dentro do sistema energético, não apenas nas nossas decisões relativas à proteção de engenharia, mas também na forma como efetivamente mantemos o sistema sob fogo, como o restauramos, é enorme."

"Todos os nossos parceiros estrangeiros convergem na ideia de que, após a nossa vitória, poderemos partilhar mais informação", acrescentou Kudrytskyi. Ele destacou que os países estão ansiosos para aprender com a Ucrânia como manter um sistema energético, em condições de guerra em grande escala.

Também revelou que houve reforço na proteção da infraestrutura energética ucraniana com sistemas de defesa aérea, mas essa informação permanece secreta. "Coordenamos de perto com os nossos colegas das Forças de Defesa, especialmente aqueles responsáveis pelos sistemas de defesa aérea", disse Kudrytskyi. "Portanto, essencialmente, temos um sistema integrado de proteção de instalações energéticas, que inclui tanto a defesa aérea organizacional quanto a defesa aérea activa, bem como a proteção passiva por meio de fortificações de engenharia."

Desde outubro do ano passado, a Rússia tem lançado ativamente extensos ataques de mísseis contra a infraestrutura energética da Ucrânia. Ao longo de vários meses, a Ucrânia suportou mais de 10 ondas de ataques russos em grande escala, durante os quais o inimigo utilizou dezenas de mísseis de vários tipos e alcances.

Devido à escassez de capacidade energética no sistema, o Ministério da Energia foi obrigado a implementar um cronograma de cortes de energia para os consumidores. No entanto, apesar do inverno desafiador para os ucranianos, o adversário não conseguiu alcançar o seu objetivo de causar um apagão completo na Ucrânia.

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy convocou uma reunião do Estado-Maior do Comandante Supremo em 9 de setembro, na qual discutiram a defesa da infraestrutura energética e portuária contra os ataques russos.

Relatórios dos serviços de informação do Reino Unido indicam que, apesar da probabilidade de continuarem os ataques russos à infraestrutura energética da Ucrânia neste inverno, a Ucrânia demonstrou no inverno passado que possui uma mão de obra qualificada e a experiência necessária para manter a sua rede energética mesmo em condições de guerra.


No comments:

Post a Comment