October 09, 2023
A escola de Costa - o fundo é isto:
Jornais nacionais advogam a ideia de que não é necessário ter uma educação escolar. Mais, que até é bom não ter. As crianças podem muito bem ficar com os pais num estado de ignorância, à mercê da sua curiosidade natural - suas e dos pais. Aprender a ler e a escrever é algo que fazem se tiverem essa curiosidade e quando a tiverem. O resto então, nem lhes interessa: toda a vastidão de possibilidade de conhecimento, de desenvolvimento, de aprendizagem social entre pares, etc. Ficam limitados nas suas opções, reduzidos às limitações dos pais? Sim, mas aprenderam a tirar fotografias. Isto é que é o bater no fundo: defender em jornais nacionais o abandono da educação escolar como coisa boa, cercear as oportunidades de aprendizagem, a oportunidade de descobrir áreas de interesse e possibilidades de desenvolvimento pessoal com pessoas especializadas em educação escolar e em vez disso ficar entregue a si mesmo é visto como uma meta a atingir.
Julia estudou sem nunca ir à escola e “foi uma vantagem”. Aos 25 anos, já fotografa há dez
Julia Gat e os irmãos cresceram longe da escola, dos currículos, das avaliações. Khamza khamza khamza, que iniciou na adolescência, traz o retrato da sua vida familiar, no sul de França.
Ana Marques Maia
Labels:
educação,
governo costa
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
A minha mãe nunca foi à escola. Aprendeu a ler a escrever sozinha. Foi doméstica toda a vida. O meu pai conhecia os números, sabia fazer contas e assinar o nome e nada mais. Nada disso o impediu de criar duas famílias e licenciar um filho, porque o outro não quis.
ReplyDeleteE então? Tiveram uma vida árdua e de trabalho que seria outra certamente se tivessem tido oportunidades que lhes escaparam exatamente porque não foram à escola.
De facto, para fotografar não é preciso ler Camões ou Eça.
Pois, mas mandaram os filhos à escola, justamente para terem as oportunidades que nunca tiveram....
DeleteSe a única coisa que põem nas mãos da criança é uma máquina fotográfica ela pensa que a realidade da sua vocação é a fotografia.