September 17, 2023

Alguém que avise o ME



E os seus amanuenses, completamente obcecados com a constante inovação de metodologias pedagógicas digitais. E sociedade em geral, deslumbrada com gadgets. Aqui há um ano, mais ou menos, escrevi por aí um post de aviso aos pais sobre o perigo da excessiva dependência dos telemóveis por parte dos alunos e de como estava a afectar a concentração, a capacidade de ler/acompanhar o discorrer de raciocínios, mesmo que não complexos. Meu Deus! Quase me matavam. Chamaram-me tudo, desde professora (sim, a sociedade em geral considera isso uma ofensa, um termo depreciativo... lol) a atrasada digital, retrógrada da vida digital, etc. Esta é uma guerra perdida porque as instituições tutelares e a sociedade em geral legislam e julgam a partir das suas crenças dogmáticas infundadas.


Houve um retrocesso assustador nas competências-de leitura e de escrita - como os ecrãs prejudicam a aprendizagem dos mais novos

Existe uma “relação negativa” entre o uso excessivo de tecnologia e o desempenho académico. A Suécia já percebeu isso e está agora a colocar um travão na utilização dos ecrãs enquanto ferramenta pedagógica nas escolas.

Marte Tribuna 

No comments:

Post a Comment