September 28, 2023

A censura em Portugal está de boa saúde




Um dos critérios da qualidade do pensar (do qual deriva o agir) é o critério da importância. Saber quais os factores importantes num problema para resolvê-lo e não confundi-los com aspectos menores, para que não se ande focado no que não contribui para a solução dos problemas. Pois o ME e o Diretor-Geral da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, em vez de se focarem em resolver os problemas importantes dam educação e das escolas, andam focados nestas mesquinhices de censurar pessoas e escolas. É por isso que não deviam estar à frente dos destinos da educação.


Diretora de agrupamento de escolas em Gondomar alvo de processo disciplinar por causa de tarja



 A diretora do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, em Gondomar, está a ser alvo de um processo disciplinar na sequência da colocação, na sede do agrupamento, de uma tarja preta em que se lê “Estamos a dar a aula mais importante das nossas vidas”.

A mensagem, que está assinada pelo Agrupamento de Escolas e que se encontra à entrada da Escola Básica 2/3 Júlio Dinis, já estará no local pelo menos desde fevereiro passado, uma vez que, na página de Facebook do estabelecimento, está publicada uma fotografia que data desse mês e na qual a tarja é visível. Contactada pelo JN, a diretora do agrupamento, Glória Sousa, disse não poder prestar declarações, devido ao processo em curso.

O Ministério da Educação esclarece que “o processo disciplinar foi instaurado por despacho do Senhor Diretor-Geral da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e a respetiva instrução está a ser assegurada pela Inspeção-Geral da Educação e Ciência encontrando-se, ainda, numa fase muito inicial”. A tutela cita ainda o artigo 200ª da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas, que refere que “o processo disciplinar é de natureza secreta até à acusação”, pelo que não adianta qualquer outra informação.

No comments:

Post a Comment