August 04, 2023

Dia Internacional da Cerveja

 


O Dia Internacional da Cerveja é celebrado na primeira sexta-feira do mês de agosto.

Também conhecida como loura, a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida pelos portugueses e o pico de consumo regista-se durante os meses mais quentes do ano, sendo agosto o mês ideal para celebrar a cerveja. Em Portugal, as alcunhas mais conhecidas para a bebida são: fino, imperial, mini e média.

Há muitos tipos de cerveja: Pilsen, cerveja escura, malzbier, bock, cerveja de trigo, cerveja de cevada, cerveja com frutas etc., mas todas designam, em termos gerais, uma bebida alcoólica fermentada e gaseificada que é normalmente feita a partir de cereais maltados.

Existem provas arqueológicas do fabrico de cerveja desde 5000 a.C. na Suméria (actual Irão) e 3000 a.C. na China. O Código de Hammurabi contém leis relacionadas com a cerveja e as cervejarias. É provável que a cerveja já fosse fabricada antes disso. Basta que alguém tivesse descoberto que as papas de cereais, deixadas em repouso durante alguns dias, fermentavam e adquiriam novas e excitantes qualidades.

A epopeia finlandesa Kalevala, recolhida em forma escrita no século XIX, mas baseada em tradições orais muito mais antigas, dedica mais linhas à origem da cerveja e do fabrico de cerveja do que à origem da humanidade. Na saga, Beowulf, a cerveja (ale, na verdade) serve vários objectivos. Para além do seu papel óbvio de lubrificar os discursos arrogantes dos guerreiros do rei, demonstra o poder da rainha, Wealtheow, uma pacificadora. As suas capacidades diplomáticas e a sua bondade ajudam a manter a paz no salão e a motivar os guerreiros a lutar pelo seu povo. Tendo em conta que as mulheres eram as principais fabricantes de cerveja nos tempos antigos...


Curiosidades sobre a cerveja:

→ Em média, o processo de produção da cerveja demora 20 dias;

→ Existem copos específicos para beber cada tipo de cerveja;

→ A cerveja efeitos positivos para a saúde (não interessa agora falar nos negativos);

→ As garrafas escuras ajudam a manter a frescura da cerveja;

→ A cerveja mais cara do mundo é a Vielle Bon Secours (belga) que custa quase 900 euros;

→ A cerveja considerada a melhor do mundo é a Westvleteren 12 (belga) com 10,2% de álcool;

→ O festival de cerveja mais famoso do mundo é em Frankfurt, na Alemanha, em Outubro;

→ A cerveja mais consumida no mundo é a  Leffe, uma cerveja belga, produzida com a mesma receita desde 1240. É uma cerveja de alta fermentação, frutada e levemente condimentada, seca. É vendida nas variedades, Leffe Blonde, Leffe Brune e Leffe Radieuse. (a minha cerveja preferida - vai com tudo e no Verão é fantástica)


La «Maison de l'Arbre d'Or» ou «Maison des Brasseurs» -  grémio dos produtores de cerveja, na Grand Place de Bruxelas

 → O país mais famoso no fabrico de cerveja é a Bélgica, onde existem mais de mil marcas de cerveja produzidas com diferentes tipos de fermentação. As mais famosas são as cervejas trapistas, de fabrico artesanal pelos monges trapistas, uma variedade dos monges cistercienses. 
As cervejas belgas mais famosas são:  Stella Artois, Alken Maes, Jupiler, Delirium tremens, Duvel, Kwak, Leffe, Hoegaarden e Belle Vue, cada uma com o seu copo próprio para ser servida. 
Belle Vue é uma das marcas que tem uma cerveja framboise (de framboesa) - muito levezinha e frutada, é ótima para beber assim ao fim da tarde, acompanhada de uns frutos secos, ligeiramente salgados, seja no Verão, numa esplanada, como no Inverno, perto da lareira (por exemplo, na Maison de la Chaloupe d'Or da Grand Place)

(várias fontes)


Painting: Jacob Jordaens


No comments:

Post a Comment