August 08, 2023

A vida dos outros durante a revolução industrial

 

'Fantasmas' das minas de carvão

Os pit ponies, cavalos de minas -que podiam ser, um cavalo, um pónei ou uma mula-, viviam na escuridão, privado da luz do sol e de ar fresco. Confiavam nos seus instintos e na orientação de seus parceiros humanos. 

Começaram a ser usados em meados do século XVIII, em Durham, na sequência da morte por afogamento de 26 crianças, quando uma mina de carvão em Inglaterra se inundou em julho de 1838. Foi publicada uma reportagem no The Times e o público britânico ficou a saber, pela primeira vez, que mulheres e crianças trabalhavam nas minas.  Houve um clamor público e passou a ser proibido que mulheres, raparigas e rapazes com menos de 10 anos trabalhassem nas minas, o que levou à utilização generalizada de cavalos e póneis nas minas em Inglaterra, embora o trabalho infantil tenha continuado a existir em diferentes graus.

Esses cavalos nasciam, trabalhavam e morriam no escuro, suportando um trabalho árduo. Não era incomum um único cavalo puxar sozinho até oito carroças de carvão. Apesar das circunstâncias estes animais mantinham a sua dignidade e recusavam mover se se sentissem sobrecarregados com excesso de vagões. Também possuíam uma notável noção de tempo, sabendo quando era a hora de descansar e encontravam o caminho de volta para os estábulos mesmo na escuridão. 

Esse exigente trabalho dos cavalos nas minas continuou até 1972. Em 3 de dezembro de 1972, Ruby, o último cavalo mineiro, emergiu das minas em grande estilo. Acompanhado por uma orquestra, Ruby, adornada com uma coroa de flores, foi trazida para fora da escuridão, simbolizando o fim da era dos cavalos mineiros e seus parceiros conogon. Toda a sua história pode ver-se no Museu-Reserva "Red Hill".
🐎


Os cavalos mais altos magoavam-se ao rasparem a cabeça ou o dorso nos tectos baixos.




Um cavalo a ser baixado para a mina


- Sultan, the Pit Pony, a escultura que honra o trabalho destes cavalos mineiros 
- foto de Phil Matthews

A sua magnífica crina, cascos e corpo foram moldados a partir das toneladas de resíduos de rocha de xisto de carvão que foram deixados no local quando a mina fechou em 1991.

Concebida pelo escultor galês Mike Petts, a obra demorou três anos a ser concluída, entre 1996 e 1999

No comments:

Post a Comment