July 22, 2023

Filmes - True Spirit


Jessica Watson, 2010

Um filme inspirador para crianças, jovens e adultos, igualmente. É a história de Jessica Watson, uma australiana que decidiu, pelos 11 anos de idade, que aos 16 anos iria fazer a circum-navegação da Terra, sozinha, sem paragens e sem assistência.

Desde muito miúda uma apaixonada pela vela, traçou um plano, um horário de treinos e de estudo -é disléxica- e nada a fez desistir. Teve a sorte de ter ajuda de muitas pessoas e uma família extraordinária que a apoiou. 

O caso dela deu muito que falar e o governo australiano quis impedi-la de fazer a viagem porque na viagem de treino que fez, foi abalroada por um navio paquete. (Isto foi há uns 15 anos. Se fosse agora até prendiam os pais...)

Completou oficialmente a viagem a 15 de Maio de 2010. Apanhou duas tempestades muito grandes, uma no Atlântico que durou 12 horas e outra já na costa da Austrália onde 3 tempestades se juntaram numa gigante.

Quando lhe perguntaram porque fez a viagem, disse: 

"Queria desafiar-me e conseguir algo de que me orgulhasse. E sim, queria inspirar as pessoas. Detestava ser julgada pela minha aparência e pelas expectativas das outras pessoas sobre o que uma "menina" era capaz de fazer. Já não é apenas o meu sonho ou a minha viagem. Cada marco aqui não é apenas uma conquista minha, mas uma conquista de todos os que dedicaram tanto tempo e esforço para me ajudar a chegar aqui."

É preciso muita bravura e um espírito formidável para se fazer um empreendimento destes e aos 16 anos de idade, mas é este o espírito que têm todos os grandes exploradores de mundos. Nós é que já não estamos habituados porque vivemos num mundo todo regulado ao milímetro.

Também é preciso uma grande mestria como marinheiro para sobreviver a uma aventura destas. Jessica Watson tinha um blog de viagem à maneira de um diário de bordo, de maneira que é possível ir ao YouTube e ver como foi a sua viagem real. Vemo-la a atravessar o estreito de Magalhães com o Cabo Horn à vista.

A actriz que a interpreta faz um trabalho muito bom e o filme tem cenas de tempestade muito realistas e assustadoras. Um filme muito giro para ver em família.


Neste vídeo vê-se a verdadeira Jessica Watson chegar ao porto de Sydney.

2 comments:

  1. Jessica Watson é uma singularidade. Diga ela o que disser.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Claro que é uma singularidade. Mas os grandes heróis ou descobridores de mundos raramente se vêem como tal porque para eles o extraordinário é o normal.

      Delete