July 02, 2023

EUA - como é que situações destas acontecem em países democráticos e desenvolvidos?




Em todo o lado os serviços públicos são deixados ao deus-dará, são a última não-prioridade a atender.

Crianças em confinamento solitário em celas de um centro de detenção juvenil do Illinois, afirma a ACLU

POR CLAIRE SAVAGE, ASSOCIATED PRESS

CHICAGO (AP) - Crianças a partir dos 11 anos de idade estão confinadas sozinhas em celas do tamanho de lugares de estacionamento até 23 horas por dia num centro de detenção juvenil no sul do Illinois, de acordo com uma ação judicial apresentada pela ACLU do Illinois.

Os jovens do Centro de Detenção Juvenil do Condado de Franklin, em Benton, têm de pedir autorização aos guardas para puxar o autoclismo e podem passar dias ou semanas sem acesso a trabalhos escolares. O bolor negro cresce nas paredes, de acordo com a ação judicial apresentada na sexta-feira e não há profissionais de saúde mental empregados nas instalações.

A ação pede uma ordem judicial que obrigue o estabelecimento a melhorar imediatamente as condições ao abrigo da 14ª Emenda. "Estas não são condições a que ninguém, e muito menos uma criança, deva estar sujeito", disse Kevin Fee, o principal advogado do caso, descrevendo a situação como "desumana ao ponto de ser indescritível".

"É suposto utilizarmos o sistema jurídico juvenil para a reabilitação e não para o castigo. Trata-se de jovens que são capazes de mudar - reconhecemos isso a nível de desenvolvimento e pessoal. Por isso, devemos tratá-los como tal", disse Alexander.

Fee acrescentou que o centro de detenção de Franklin é utilizado para deter crianças antes de terem sido condenadas ou consideradas culpadas por um tribunal.

A ACLU do Illinois falou com mais de uma dúzia de jovens que estão atualmente detidos ou que estiveram detidos no centro nas últimas semanas sobre as suas experiências no local, disse Fee.
"A ideia de que as crianças passariam qualquer parte da sua infância fechadas na solitária é um abuso chocante", disse Fee.

Alexander acrescentou que a maioria dos suicídios que acontecem em centros de detenção ocorrem quando uma pessoa está em confinamento solitário.

Também é importante considerar que muitos jovens no sistema jurídico juvenil sofreram traumas antes de serem detidos, "portanto, colocá-los em confinamento solitário também pode ser retraumatizante", disse Alexander.

Nem o Centro de Detenção Juvenil do Condado de Franklin nem o Departamento de Justiça Juvenil de Illinois responderam imediatamente a um pedido de comentário da The Associated Press.

No comments:

Post a Comment