O lema do governo de Costa parece ser: para os nosso filhos, tudo, para os filhos dos outros, amontoamento ao modo do gado.
-------------------------
Não são poucas as famílias que desesperam à procura de uma vaga em creche para os seus filhos. Inscrevem o bebé em múltiplas creches, sendo a resposta negativa, algumas dizem para tentar para o próximo ano; a Segurança Social não presta informações, sugerindo aos pais que consultem o site ou a aplicação Creche Feliz, cuja resposta é sempre a mesma, não há vaga; pelo atendimento telefónico ninguém sabe esclarecer, ao balcão a resposta é idêntica.
De acordo com os dados do Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública, o número de vagas é cerca de metade do número de crianças dos 0 aos 3 anos. Para assegurar a universalidade da cobertura é preciso duplicar o número de vagas em creche.
Perante esta necessidade o que faz o governo? Mantém a recusa na criação de uma rede públicas de creches e decide alargar até duas crianças por sala, sem acautelar o rácio do número de trabalhadores, alarga o horário das creches para o período noturno e ao fim de semana, permite a instalação de creches em estruturas modulares, vulgo contentores, dispensa do cumprimento de requisitos de licenciamento a reconversão de espaços em creches.
Paula Santos in DN
Há falta de professores? Aumente-se o número máximo de alunos para 35.
ReplyDelete