June 27, 2023

“Eu sou o garante da estabilidade”

 

Sabe quem mais se gabava de ser o garante da estabilidade e o muro que separava o povo do caos? Sim, esse mesmo: Salazar.

É disto que falava aquele filme, Master Gardener, quando dizia que as sementes chegam a durar 1200 anos: da perpetuação de ervas daninhas a impedir o florescimento saudável. O pior do salazarismo não foi Salazar mas as sementes de autoritarismo e paternalismo que deixou, sabe-se lá por quantas dezenas, centenas de anos.

Quando Costa, que pertence a um partido que tem pessoas que lutaram contra Salazar e o salazarismo fala, só ouvimos: 'eu' - eu sou a estabilidade, eu sei o que é melhor para os portugueses, eu é que decido tudo, eu, eu, eu, eu, eu, eu, eu, eu, eu, eu, eu, eu... eu sou o povo, a nação e a pátria, é só o que falta dizer, à semelhança do outro.

E quando lemos que os socialistas na Europa pensam em Costa para Presidente do Conselho Europeu, até as palavras faltam. O egocêntrico paternalista autoritário Costa, com a sua corte de Cabritas, Galambas, outros Costas, Medinas, Césares e quejandos invadirem os corredores todos de Bruxelas...? Espero que seja apenas uma blague.

(e como se tem visto, o país está em grande estabilidade: greves de quase todos os sectores da sociedade. de facto, quando Costa fala em estabilidade, está a falar da sua vidinha e da dos seus amigos galambas, cabritas e quejandos que têm uma legislatura inteira para viver à pala)

No comments:

Post a Comment