June 19, 2023

ARTV

 

Ouvi os últimos 20 minutos da audiência da Associação de Médicos de Saúde Pública. Falta de financiamento; e condições de trabalho; salários dos médicos do SNS baixos (o médico que falou deu-se a si como exemplo. Trabalha no Porto, no privado e se tivesse de vir trabalhar para Lx para o SNS perdia 1400€ de salário bruto). No fim disse que a legislação que estão a preparar de alterações na Ordem dos Médicos é muito preocupante porque retira qualidade à prestação de cuidados e deu como exemplo, passar a haver na Comissão que decide de questões que implicam conhecimentos técnicos de medicina, menos de 40% de médicos. 

(Pelos vistos o ataque às ordens profissionais é concertado e intencional. Não por acaso nunca deixaram que os professores formassem uma Ordem pois lá se ia o comissão controleiro...)

Agora está a passar a audição para a Investigação, Educação e Ciência. A principal queixa é não haver financiamento, nem estratégia, nem infra-estruturas (foram sendo desmontadas) e nem sequer legislação para se poder reter os investigadores e bolseiros científicos. Nas suas palavras, estão numa terra de ninguém. Estávamos mais ou menos a par da UE na investigação e agora nem sabem se poderão ir a jogo e têm estado a perder terreno na competição.


No comments:

Post a Comment