April 21, 2023

Maybe there's no future

 




4 comments:

  1. Pessoa que me era próxima dizia filosoficamente "até prova em contrário o futuro não existe."

    ReplyDelete
  2. Esse pensamento é muito humiano. Nesse sentido, o passado também não. Só existe o presente.

    ReplyDelete
  3. Como assim? O meu passado não existe? Se eu o vivi... Agora o futuro percebo que não exista. O que é futuro na imaginação torna-se presente na realidade.
    Talvez aqui - digo eu, todo cheio de ignorância - esteja o mal de muitas teorias modernas, que nos incentivam a viver apenas o presente, como se não fizesse sentido ter sonhos ou planos. Há uma obsessão pelo momento presente, parece-me.

    ReplyDelete
  4. O passado não existe, na medida em que já não é. E o futuro não existe na medida em que ainda não é. Um e outro são projecções. Pontos que ligamos na mente de uma determinada maneira para construir uma linha de continuidade com algum sentido.

    ReplyDelete