Pacheco Pereira, em tempos era um indivíduo interessante de ler. Lembro-me dos tempos de PPC em que ele fazia uma crítica contundente e acertada às políticas de garrote desse governo. Mudou muito. Agora faz um discurso populista de chamar nomes a toda a gente que critica o governo, 'a canalha' como ele diz e de defender que, ou temos este governo ou vem aí o apocalipse, já.
Não defendo a queda do governo. O que defendo é que o Presidente exerça o seu mandato e pressione o governo e o primeiro-ministro a governarem para o interesse do país e não para os seus tachos. Vejamos, no que respeita ao diploma da eutanásia, como o assunto lhe é caro, o Presidente já o vetou 3 ou 4 vezes. A questão que fica no ar é: porque é que outros diplomas e actuações desastrosas do governo não têm a mesma firmeza e determinação por parte do Presidente? Ele é o garante da Constituição. Porque é que põe a mão por baixo de um governo cujo primeiro-ministro, por preguiça, desinteresse ou incompetência, insiste em encher de pessoas que mentem, aldrabam, fazem tráfico de influências e estragam os ministérios com prejuízos cuja conta nós todos pagamos? Isso é que não se percebe. Que assine de cruz esta degradação da vida política, económica e democrática. O caso da TAP é só o último, mas antes desse houve muitos e graves.
Que adiantam estes artigos de Pacheco Pereira a defender o governo até à náusea, sem o minímo espírito crítico ou objectividade? A quem servem estas cassandrices, estes vaticínios de apocalipse? Não ao país. PP tornou-se auto-indulgente e desinteressante de ler.
Não gosto de PP mas por uma razão que, embora prosaica, tem a sua razoabilidade: é um homem que não ri. Alguma vez viu o homem da Marmeleira a rir de alguma coisa ou com alguma coisa? Há um excesso de seriedade no PP que não augura nada de bom. Não estou a falar de ligeireza, mas de leveza (ou deverá ser ao contrário?). É uma espécie de excesso de ausência de sentido de humor que se transforma num quase defeito de carácter.
ReplyDeleteIsso não sei porque há muito tempo que não o vejo. Só leio o que vai saindo nos jornais. Deixei de ver programas de TV com políticos e comentadores políticos, salvo raríssimas excepções e mesmo essas são descontínuas no tempo. Vejo a parte da notícias que relatam os acontecimentos mas não vejo os comentários.
ReplyDelete"Vejo a parte da notícias que relatam os acontecimentos mas não vejo os comentários."
ReplyDeleteConfirma o que eu pensava.
okay...
ReplyDelete