April 13, 2023

Este artigo resume muito bem a situação política dos EUA



Este ambiente de guerrilha civil adivinhou-se logo com a eleição de Trump. Biden tem sido uma bolsa de ar e na Europa, von der Leyen tem sido também uma bolsa de ar. É preciso aproveitar estas pessoas enquanto lá estão e preparar-se o futuro porque não se sabe o que virá a seguir, num caso e noutro.
--------

Tennessee, um espelho do declínio da democracia na América


Patrick Siegler-Lathrop13 Abril 2023

Os Estados Unidos estão profundamente e cada vez mais politicamente divididos, evidenciando fraturas perfeitamente delineadas: conservador rural versus liberal urbano, branco conservador versus mais liberal diversificado, conservadores religiosos versus liberais menos religiosos, liberais educados e conservadores menos educados, e geograficamente, com estados conservadores concentrados no centro do país, particularmente no Sul e no Oeste e estados liberais no Nordeste e na Costa Oeste. A divisão tem vindo a crescer, pois os dois lados estão cada vez mais extremados e mais hostis um em relação ao outro.

O Tennessee é um exemplo típico de um estado encarnado do Sul. Em comparação com o país como um todo é mais branco, (78,2% contra 75,8%), menos latino (6,1% contra 18,9%) mas mais negro (17,0% contra 13,6%), mais rural (33,8% contra 19,9%), mais religioso, com 81% de cristãos (70,6% para os EUA), sendo mais do dobro de evangélicos, 52% contra 25,4% para todo o país, e tem um nível médio de escolaridade mais baixo com 29% de 25+ anos idade com bacharelato ou grau superior, em comparação com 33,7% para todo o país.

Perante estes números, podemos facilmente perceber que o Tennessee é encarnado, votou nos Republicanos em todas as eleições presidenciais desde 1994. Nas eleições presidenciais de 2020, 60,7% votaram em Trump e 37,5% em Biden. Da maneira como funciona o sistema eleitoral dos EUA, quando um partido é dominante num estado, a proporção de representantes eleitos que representam esse partido é muito maior do que o peso do seu eleitorado. Embora quase 40% dos eleitores no Tennessee votem nos Democratas, 8 dos 9 membros (89%) que representam o Tennessee na Câmara dos Representantes dos EUA são Republicanos, assim como os Senadores e o Governador, e no Senado do estado do Tennessee 27 dos 33 (82%) e na Câmara dos Deputados do estado 75 de 99 (76%) são Republicanos.

Porquê essa desproporção? Duas razões principais. Normalmente, a Câmara dos Representantes dum estado sorteia os distritos eleitorais para as eleições nacionais e, se esse órgão for dominado por um partido, definirá os distritos num processo chamado Gerrymandering que favorecerá esse partido (essa prática aplica-se aos estados encarnados e azuis). Além disso, como os eleitores Democratas tendem a concentrar-se nos centros urbanos, é fácil em estados controlados pelos Republicanos reagrupar uma proporção muito alta de eleitores Democratas num pequeno número de distritos, deixando o restante dos distritos estaduais desequilibrados em favor dos Republicanos.

No comments:

Post a Comment