March 10, 2023

Se eu fosse rica ia comprar arte flamenga antiga

 


Neste momento há um grande desinteresse pelos mestres antigos. Todos os grandes colecionadores estão a comprar arte contemporânea. A arte dos mestres flamengos -retratos, natureza mortas, paisagens- caíram em desmoda. Naturalmente que isso não se aplica a Rembrandt e mais dois ou três nomes que nunca desvalorizam, mas quem quiser agora comprar uma pintura flamenga de um pintor menos importante, pode fazê-lo por 2000€ ou 3000€. 

Se eu fosse rica ia comprar arte flamenga antiga. A pintura flamenga dos grandes mestres tem uma profundidade e uma densidade que as separam de outros estilos, técnicas, épocas. Olhamos para este retrato de Jan Six e reparamos logo no semblante dele, no olhar e na presença. Mesmo visto aqui por intermédio de um ecrã líquido e brilhante conseguimos adivinhar-lhe a força. Imagine-se perto dela, a receber o impacto daquelas camadas de tinta, em sombra e luz. A pintura flamenga antiga é a minha preferida -tudo tão real e profundo- e a humanidade de Rembrandt impressiona sempre.

Quando olhamos a pintura de muito perto, a mão enluvada e a luva caída na outra mão são umas camadas de tinta sem sentido e depois afastamo-nos e tudo aparece. Ele tem a expressão do olhar nas mãos, esquecidas nas luvas - ou as luvas esquecidas nas mãos. Não sei como faz isto mas parece-me uma espécie de magia. 

Os grandes mestres estão dentro das pinturas. Como dizia Garaudy, “ Numa fruteira de Cézanne, não me interessa a presença das maçãs mas a presença de Cézanne.” Acredito piamente que para além do espírito, há uma parte material dos artistas que passa para a tela, durante aquelas horas e dias que se debruçam nela a deixar lá traços de tinta e fica lá presa, como os insectos no âmbar.

Tenho saudades de ir visitar os pequenos e os grandes museus, cheios de jóias antigas.


Retrato de Jan Six por Rembrandt (1654)





.

2 comments:

  1. Que razão que tem. Arrisco-me até a uma certa blasfémia: antes a parede ornada com um flamengo antigo do que com um Picasso moderno.

    ReplyDelete
  2. Bem, se estivéssemos a falar de um Rembrandt, de um Ruisdael, de um Claesz... isso era evidente :) mas não estando... dependia do flamengo e do Picasso em questão.

    ReplyDelete