January 06, 2023

Sindicalismo pela educação



Greves de professores encerraram várias escolas e mantêm-se até fevereiro


A paralisação, apenas ao primeiro tempo de aulas de cada professor, registou na terça-feira uma adesão de 80%, segundo estimativas do Sindicato Independente de Professores e Educadores.

Em simultâneo, realizou-se também uma outra greve convocada pelos mesmos motivos, pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP). A greve por tempo indeterminado decorre deste 09 de dezembro e o sindicato já entregou pré-avisos para todo o mês de janeiro, alargando o protesto aos trabalhadores não docentes.

Por isso, algumas escolas acabaram mesmo por estar encerradas durante todo o dia, como foi esta sexta-feira o caso de várias dos distritos de Braga e Viana do Castelo, segundo a presidente do SIPE.

No sábado, o STOP vai realizar protestos em todas as capitais de distrito, estando agendada uma marcha em Lisboa no dia 14 de janeiro.

Em fevereiro, no dia 11, a Fenprof, a ASPL, a Pró-Ordem, o SEPLEU, SINAPE, SINDEP, SIPE e SPLIU organizam manifestação nacional de professores e educadores, também em Lisboa, mas antes planeia acampar em frente ao Ministério da Educação entre os dias 10 e 13 de janeiro.

No comments:

Post a Comment