December 20, 2022

Corrupção no Parlamento Europeu

 


Negligência, fechar os olhos aos interesses dos lobbies, não fazer nenhum esforço para saber quem faz o quê e como, ignorar os apelos de travar os lobbies e a corrupção, desvalorizar tudo como 'casinhos' sem importância. Ring a bell? Cá até temos o partido do governo a usar o Parlamento para fazer leis que safem os amigos de multas, pois é para isso que se vota nas legislativas. Outro dia um amigo contou-me que uma amiga que era a melhor aluna do curso não consegue arranjar trabalho. Sabemos porquê. Não tem cartão do PS... tornamo-nos neste país de cliques que tomaram conta do poder.


Escândalo Qatargate é produto de anos de negligência" das instituições europeias

Coordenador do observatório Corporate Europe acusa UE de ignorar os apelos para serem criadas "medidas eficazes contra o regime de lobby". Vice-presidente do PE está detida preventivamente sob suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro.

O coordenador desta instituição, que se tem dedicado a investigar as ligações dos grupos de interesse em Bruxelas, descreve práticas que demonstram "uma grave negligência por parte das instituições da UE e dos políticos europeus [...] ao longo da última década".

Este caso levanta questões como "o financiamento das ONG [organizações não-governamentais]", sobre o qual deveria existir "mais transparência", defende Paulo Rangel, que gostaria ainda de ver revista "a questão do livre-trânsito para os antigos deputados", que têm acesso às instituições sem qualquer controlo, quando muitos deles são hoje representantes de grupos de interesses.

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, já disse que pretende "lançar um processo de reforma para ver quem tem acesso às nossas instalações, como as ONG, como as pessoas são financiadas e que ligações têm com países terceiros".


2 comments:

  1. O bicho homem parece ter despoletado o pior de si em todos os ramos de actividade. Preocupados em encher os bolsos, talvez não o saibam, mas o pessoal que lhes paga as contas - que é também o que paga as favas -, precisa de referências, de transparência e honestidade. E quase não tem onde procurar.

    ReplyDelete
  2. Estou descrente e cansada do país. Tudo parece um esforço inútil. Descrente das pessoas.

    ReplyDelete